10.11.2021

Como vivem as Irmãs Franciscanas?

como-vivem-as-Irmas-Franciscanas

 

 

 

 

 

 

No estilo de vida das religiosas, procuram seguir o chamado universal à santidade pela profissão pública dos votos.

Como mulheres da Igreja do Vaticano II, usam roupas contemporâneas e vivem em pequenos grupos, geralmente perto dos locais de sua Missão.

Um crucifixo e um anel da comunidade são sinais do compromisso com essa missão divina.

Elas concentram suas vidas na oração, na vida fraterna e no trabalho, no qual exercem sua Missão.

Sua vida de oração inclui meditação, contemplação, reflexão das Escrituras, Liturgia das Horas, adoração ao Santíssimo, participação na Celebração da Eucaristia, orações devocionais, recitação do terço e novenas.

Elas se comprometem a testemunhar o amor a Deus no serviço aos outros, esforçam-se para trazer nova vida, significado e esperança para uma humanidade sofredora, transformando o vale de lágrimas em Vale de Graças.

Profissão diária de FÉ das irmãs Franciscanas!

Cremos que fomos chamadas para ser uma vida consagrada autêntica pelo que vive, expressiva pela qualidade evangélica da nossa vida e missão. 

Cremos que a Consagração é um dom do Espírito para a sua Igreja, que expressa o amor e o cuidado de Deus por seu povo, a quem somos enviadas para acompanhá-lo e caminhar com ele no dia a dia.

Cremos que Jesus continua chamando, consagrando e enviando pessoas para que sejam Sua memória viva no modo de atuar e de viver em favor do Reino.

Cremos que a vida consagrada evidencia ao mundo que o coração humano tem fome e sede de Deus, que somente Deus é capaz de responder plenamente a esses anseios e de plenificar o coração, de maneira que suscite respostas cheias de paixão e de vida, de amor incondicional, respostas dadas com todo o coração, toda a mente e com todas as forças.

Cremos que a vida consagrada tem a força do Espírito para deslocar-se com valentia ao encontro dos mais pobres, dos mais necessitados, de todas as marginalidades existenciais.

Cremos que a vida consagrada nasce da comunhão trinitária e constrói comunhão, sabe vincular-se com cada irmã e irmão, porque é mais humana e dialogante e não tem medo de expressar a verdade no amor.

Cremos que a vida consagrada se sente irmã de todas e de todos, também da Terra, da criação, do cosmos… e, portanto, sabe cuidar, cultivar, arar espaços que acolham e façam crescer a vida, a alegria, a ternura e a compaixão.

Deus nos faz Irmãs pelo amoroso chamado à Vida Religiosa Consagrada! Que o amor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo e a ternura da Nossa Senhora nos envolvam e mantenham acesa em nós a chama do encantamento pelo Reino, vivendo com fidelidade o Sim que queremos renovar todos os dias com gratidão e fé.

Paz e Bênçãos!