28.09.2022

Economia de Francisco e Clara

Na última semana, entre os dias 22 e 24 de setembro, ocorreu o Encontro Economia de Francisco e Clara, na cidade de Assis, Itália. Inicialmente agendado para março de 2020, foi adiado por conta da pandemia da COVID-19.

Esse encontro foi convocado pelo Papa Francisco em 2019, com a intenção de articular jovens economistas, ambientalistas, pesquisadores, movimentos populares e sociais para refletir e firmar novos pactos acerca da economia, em um esforço criativo para organizar um modelo econômico pautado no Bem Viver e no cuidado da nossa Casa Comum. Mais de 1000 jovens vivenciaram esse momento, sendo que, aproximadamente, 100 deles são brasileiros.

Mas, por que pensar em uma nova economia? Por que se inspirar em Francisco e Clara?

O convite para transformar a economia, inspira-se profundamente no testemunho de São Francisco de Assis para ‘reconstruir a casa que está em ruínas’. Reconstruir a casa que é a igreja, a sociedade, as instituições, mas, principalmente, o meio ambiente, ‘que tem urgente necessidade de uma economia saudável e de um desenvolvimento sustentável que cure as suas feridas e lhe garanta um futuro digno’ (SEFRAS, 2022).

Ou seja, a experiência e a coerência de Francisco e Clara em relação ao Evangelho animam e impulsionam jovens e movimentos a pensarem alternativas de uma economia que incluí e garante dignidade para toda a criação.

>>Confira como foi a conferência de encerramento do encontro, com a presença do Papa Francisco.

E, para aprofundar as reflexões e ações, a Articulação Brasileira da Economia de Francisco e Clara – ABEFC, elencou 10 Princípios orientadores:

1) Cremos na Ecologia Integral

2) Cremos no Desenvolvimento Integral

3) Cremos em alternativas anticapitalistas

4) Cremos nos Bens Comuns

5) Cremos que ‘Tudo está interligado’

6) Cremos na potência das periferias vivas

7) Cremos na economia a serviço da vida

8) Cremos nas Comunidades como Saída

9) Cremos na Educação Integral

10) Cremos na solidariedade e no clamor dos povos

>> Para conhecer mais sobre o Encontro e os Princípios, acesse o material preparado pelo Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS) – Texto Economia de Francisco e Clara: Princípios, conceitos e dicas para ação<<

Unimo-nos em orações por uma nova economia.

SEFRAS. Economia de Francisco e Clara: Princípios, conceitos e dicas para ação. São Paulo: Casa Galileia, 2022.