10.10.2023

São Francisco de Assis e o caminho para a Fraternidade

São Francisco caminho para a fraternidade

Bem-vindo ao nosso blog! Você conhecerá um pouco mais sobre São Francisco de Assis, reconhecido por sua sabedoria e por ensinar caminhos de fraternidade. Neste post, vamos refletir sobre como desenvolver relacionamentos fraternos e entrar em comunhão com Deus. Prepare-se para uma jornada de autoconhecimento e transformação!

Colocar-se a serviço

São Francisco de Assis, que se sentia irmão do sol, do mar e do vento, sentia-se ainda mais unido à humanidade. Semeou paz por toda a parte e andou junto dos pobres, abandonados, doentes e excluídos. Buscou viver o Evangelho com radicalidade e, a partir da experiência de Deus, reconheceu-se irmão de todas as criaturas, em especial, das pessoas. Atraídas por seu testemunho, muitas outras pessoas aderiram a este modo de vida, aprendendo a fraternidade na prática do dia a dia.

O caminho oferecido por São Francisco de Assis está centralizado em Jesus Cristo humano, solidário e fraterno, o que impulsionou sua doação, simplicidade e humildade. Na revista Unisinos, Edição 238, há um artigo do Frei Aldir Crocoli – OFMCap, que apresenta como São Francisco de Assis se incomodava ao ver um pobre sendo maltratado. Dizia: “Quem ofende um pobre, ofende a Cristo de quem é a imagem”.

Seu amor e atenção para os pobres e leprosos decorria desse fato: eram a representação viva Daquele que se fez pobre para nos enriquecer com sua pobreza, endossando a afirmação do apóstolo Paulo. Para ele, então, o projeto de vida de um discípulo consiste em ser solidário e fraterno, colocando-se a serviço, como fez o maior mestre, Cristo. 

A fraternidade

A fraternidade proposta por São Francisco de Assis é centrada no Evangelho e sua motivação está ancorada na passagem “um só é o vosso Mestre e todos vós sois irmãos; um só é o vosso Pai” (Mt 23,8-9). A Fraternidade Franciscana passa a ser vivenciada no coração e na prática, por meio do encontro com o mistério sagrado do outro, da comunhão universal, como vocação de todos.

Nos dias atuais, o Papa Francisco atualiza a proposta, por meio de sua carta encíclica “Fratelli Tutti – Todos Irmãos, afirmando que “a fraternidade não é resultado apenas de situações em que se respeitam as liberdades individuais, nem mesmo da prática duma certa equidade.” Quando não há a fraternidade conscientemente cultivada, quando não há uma vontade política de fraternidade, traduzida numa educação para a fraternidade, o diálogo, a descoberta da reciprocidade e da liberdade se atenuam, predominando assim uma condição de solidão. 

Em resumo, conclui-se que não há melhor maneira de conhecer alguém do que ouvindo suas próprias palavras. E quando se trata de São Francisco de Assis, suas palavras refletem sua essência fraterna e compromisso com a solidariedade. Ele nos ensinou que o caminho para a fraternidade está centralizado em Jesus Cristo, que foi humano, solidário e fraterno. Como discípulos de Jesus, nosso projeto de vida deve ser igualmente solidário e fraterno. Portanto, sigamos o exemplo de São Francisco, vivendo profunda comunhão com o Pai, em Jesus Cristo, reconhecendo-nos assim irmãos e irmãs de todo ser criado.