Para o Papa Francisco, a fraternidade é a esperança para o mundo. As tarefas da fraternidade devem ser realizadas para vivermos nossa Missão com alegria.
A Vida Fraterna é um caminho de descobertas. Para compreender seu sentido, é necessário ampliar a compreensão, pois faz parte da essência do ser franciscano, franciscana, uma dádiva de Deus, como disse São Francisco: “O Senhor me deu irmãos!”.
A convivência Fraterna é uma grande graça pois, por essa, poderemos lapidar o melhor em nós, potencializando virtudes e dons, que são evidenciados no serviço fraterno. Também um instigante desafio pois, no dia a dia, surgem aspectos pessoais que impactam na Comunidade.
Quais são as tarefas da fraternidade?
O Papa Francisco, na Fratelli Tutti, 217 diz: “Seria mais fácil conter as liberdades e as diferenças com um pouco de astúcia e algumas compensações; mas esta paz seria superficial e frágil, não o fruto duma cultura do encontro que a sustente. Integrar as realidades diferentes é muito mais difícil e lento, embora seja a garantia duma paz real e sólida. Isto não se consegue agrupando só os puros, porque ‘até mesmo as pessoas que possam ser criticadas pelos seus erros, têm algo a oferecer que não se deve perder’”.
Há inúmeras tarefas que favorecem a fraternidade, destacaremos algumas:
- Oração em Comum e Meditação da Palavra de Deus, que nutrem e fortalecem para que os valores do Evangelho sejam a base da vida comunitária.
- O perdão, todos os dias oferecido e recebido, como condição para a vivência do amor, de forma saudável e corresponsável.
- O diálogo, como recurso para o verdadeiro encontro, escuta fraterna e crescimento.
- A paciência – que nos possibilita manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Na Admoestação 13, São Francisco de Assis nos ensina: Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus (Mt 5,9). O servo de Deus não pode saber quanta paciência e humildade tem em si, enquanto tudo acontece como ele quer. Mas quando vier o tempo em que os que lhe deveriam dar prazer fizerem o contrário, a paciência e humildade que tiver nessa ocasião é tudo que tem e nada mais.
- O estar junto, vivenciando momentos de partilha, celebração, alegria, estreitando vínculos de amizade e acolhida.
- O serviço fraterno, como expressão de amor e cuidado, colocando os dons em comum e em vista da Missão assumida pela comunidade.
Muitos outros itens poderiam ser destacados, mas evidenciamos esses, como um convite à reflexão e aprofundamento do tema.
Oração pela comunidade fraterna
Devemos rezar uns pelos outros em prol de promover momentos que fortaleçam a vida de todos dentro da comunidade.
Papa Francisco e a Fraternidade
Em sua Carta Encíclica Fratelli Tutti, Papa Francisco escreveu que a fraternidade é a esperança para o mundo. Principalmente em épocas difíceis.
“A maior lição que a Covid-19 nos deixa em herança é a consciência de que todos precisamos uns dos outros, que o nosso maior tesouro, ainda que o mais frágil, é a fraternidade humana, fundada na filiação divina comum, e que ninguém pode salvar-se sozinho. Desejo ardentemente que, neste tempo que nos cabe viver, reconhecendo a dignidade de cada pessoa humana, possamos fazer renascer, entre todos, um anseio mundial de fraternidade”.