03.11.2022

Como surgiram as Ordens Franciscanas

As ordens franciscanas tiveram início com São Francisco de Assis, quando fundou a Ordem dos Frades Menores – OFM, na Itália. A partir de então, os irmãos começaram a sair pelo mundo afora como andarilhos, vivendo a experiência da fraternidade.

Podemos dizer que a ordem franciscana teve origem como uma Ordem de Irmãos, que tinham como intuito viver e pregar o Evangelho. Não era uma Ordem Clerical, nome de Ordem formada por sacerdotes, como outras que já existiam naquele tempo. Na ocasião, São Francisco de Assis não quis ser sacerdote e os primeiros frades também não.

A mudança para sacerdotes na ordem franciscana

Na história, há registros de que, desde o início da ordem franciscana, ocorreu a entrada de alguns sacerdotes já formados, que desejavam seguir esse modo de vida. Algum tempo depois, principalmente quando Santo Antônio, professor de Teologia, entrou para o grupo de franciscanos e passou a lecionar Teologia aos frades, alguns deles começaram a se ordenar sacerdotes.

Como irmãos e em igualdade de condições

Com o passar do tempo e por conta das necessidades da Igreja, a maior parte dos frades passou a se ordenar para fazer parte da ordem franciscana. Até os dias de hoje, dentro da ordem franciscana, acontece um convívio igualitário entre irmãos, ou seja, entre frades sacerdotes e não sacerdotes, cada um exercendo a sua função. Essa característica é uma das mais fortes na ordem franciscana e considerada uma das mais belas também.

Os três ramos das ordens Franciscanas

As Ordens Franciscanas, ao longo dos séculos, se dividiram em três ramos: Ordem dos Frades Menores – OFM, Capuchinhos – OFMCap e Conventuais – OFMConv.

Ordem dos Frades Menores  – OFM

Ordem fundada por São Francisco, chamados a viver o Evangelho de Jesus Cristo, segundo a forma revelada por Deus a São Francisco e enviados a evangelizar pela vida, obras e palavras, como irmãos e menores.

Capuchinhos – OFMCap

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos faz parte da Família Franciscana, que tem São Francisco de Assis como pai e fundador. Os Capuchinhos têm como objetivo observar, de forma precisa, a “Regra e Vida dos Frades Menores, escrita por São Francisco de Assis, e praticar a Pobreza radical, a Oração contemplativa e a vida missionária, anunciando a todos o Evangelho de Jesus Cristo.

Conventuais – OFMConv

A Ordem dos Frades Menores Conventuais tem a missão de observar o Evangelho de Jesus Cristo, viver em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Para isso, esse grupo vive em fraternidade, também como irmãos, participando da vida e das atividades da Comunidade. Entre as ações desempenhadas pela OFMConv estão: trabalhos com a juventude, administração de paróquias, realização de projetos sociais, formação de futuros Franciscanos, missões em diversos lugares etc.

A diferença entre as ordens está no capuz

Como é possível notar na imagem abaixo, os frades das ordens franciscanas usam túnicas religiosas. Essas peças costumam ter um cordão, com três nós na cintura, significando os votos de pobreza, obediência e castidade. Por muitas vezes, o vestuário é acompanhado de uma sandália. Como existem três ordens franciscanas também existem 3 diferentes formas de capuz para cada uma delas. Veja a seguir:

Os tipos de capuz que diferenciam as ordens franciscanas