08.12.2021

Conheça a vida de São Francisco de Assis e suas obras

São Francisco de Assis

Nascido em Assis, Itália, em 1182, São Francisco tinha pais ricos. Pedro Bernardone, era comerciante da região, já a mãe, Pica, vinha de família importante da Provença. Francisco era um jovem alegre, com muitos amigos, apreciava as festas, mas não era indiferente aos menos favorecidos. 

Sonhava em ser nobre, cavaleiro, famoso. Em uma carta, São Boaventura, contemporâneo de Francisco de Assis, escreveu dizendo que, “com o auxílio divino, Francisco jamais se deixou levar pelo ardor das paixões que dominavam os jovens de sua companhia”.

A juventude de São Francisco de Assis

Quando jovem, por volta dos 20 anos, Francisco lutou na guerra entre as cidades de Perugia e Assis, foi capturado e, na prisão, adoeceu. Nessa ocasião é que começou a ouvir uma voz sobrenatural, pedindo para ele “servir ao Senhor e não ao servo”. A partir desse momento, Francisco começou um percurso de discernimento, buscando descobrir, qual era a Vontade do Senhor a seu respeito.

Um episódio da sua vida, bastante conhecido, é quando ele encontra um leproso e, movido pelo Espírito de Deus, o beija, vencendo a si mesmo, superando a repulsa que sentia. No Testamento, se recorda, “quando ainda estava nos vícios e pecados, me parecia muito amargo até mesmo ver os leprosos, mas o Senhor me conduziu para o meio deles, e eu os tratei com misericórdia e então o que era doce tornou-se amargo, e o que era amargo tornou-se doce…”. E, a partir disso, Francisco de Assis passou a visitar e a servir os doentes, cuidando de suas feridas. 

O chamado de São Francisco de Assis para a vida religiosa

Aos 25 anos, enquanto rezava sozinho na Igreja de São Damião, em Assis, São Francisco ouviu por três vezes a frase: “Francisco, repara minha casa, pois, como vês, está em ruínas”. Assim que ouviu o chamado, em sua simplicidade, foi à loja do pai, selecionou tecidos e, numa cidade vizinha, vendeu tudo, até o cavalo,  levou o dinheiro ao padre da Igreja de São Damião e pediu para morar com ele, enquanto restaurava a Igreja com suas próprias mãos.

Quando o pai de Francisco soube do que ele tinha feito, foi ao seu encontro e o trouxe de volta para casa, bateu nele e o acorrentou pelos pés. Mas, sua mãe o libertou, em um momento, em que seu pai não estava em casa. Porém, Pedro Bernardone, pai de Francisco, foi procurá-lo novamente. Ao encontrá-lo, ordenou que voltasse para casa ou renunciasse a própria herança. Francisco optou pela renúncia. Diante do Bispo de Assis e do povo da cidade, em praça pública, depositou aos pés do pai tudo o que tinha e disse: “As roupas que levo pertencem também a meu pai, tenho que devolvê-las”. Tirou toda a roupa que usava, a entregou a seu pai e afirmou: “Até agora, tu tens sido meu pai na terra, mas, de agora em diante, poderei dizer: ‘Pai nosso, que estais nos céus’”.

 Os milagres de São Francisco

São Francisco de Assis tinha o dom da profecia e dos milagres. Por um período e com o propósito de reparar a Igreja de São Damião, Francisco pedia esmolas em Assis. E toda vez que ele pedia esmolas na rua, dizia: “Um dia haverá ali um convento de religiosas, em cujo nome se glorificará o Senhor e a Igreja”. Com o tempo, a profecia se cumpriu.

Ao longo de sua vida, muitas pessoas atribuíram milagres a sua intercessão, conforme se lê nas Fontes Franciscanas.

A Ordem dos Frades Menores – OFM

Francisco fundou a Ordem dos Frades Menores – OFM, quando seu estilo de viver o Evangelho atraiu muitos outros jovens que desejavam juntar-se a ele e compartilhar sua experiência de fé e vida.

Assim chegaram os primeiros 12 discípulos que, conforme registrado em documentos, “foram homens de tão grande santidade que, desde os Apóstolos até hoje, não se viu no mundo homens tão maravilhosos e santos quanto eles”. E a esse grupo, milhares de outros jovens se uniram e ingressaram na Ordem, levando esse estilo de vida para muitas outras cidades e países. 

Na Regra Não Bulada, São Francisco escreve:

  1. A regra e vida dos frades é esta, a saber, viver em obediência, em castidade e sem próprio, e seguir a doutrina e os vestígios de nosso Senhor Jesus Cristo, que diz:
  2. “Se queres ser perfeito, vai e vende tudo (cfr. Lc 18,22) que tens, e dá aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me” (Mt 19,21).
  3. E: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo e tome a sua cruz e me siga” (Mt 16,24).
  4. Do mesmo modo: “Se alguém quer vir a mim e não odeia pai e mãe e mulher e filhos e irmãos e irmãs, e também sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lc 14, 26).
  5. E: “Todo aquele que deixar pai ou mãe, irmãos ou irmãs, esposa ou filhos, casas ou campos por causa de mim, receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna” (Mt 19,29; Mc 10,29; Lc 18,29).

 São Francisco de Assis e os animais

Existem muitas histórias sobre Francisco de Assis e os animais. Uma delas diz que ele encontrou muitas aves num campo, pregou para elas, anunciando que deveriam louvar o Criador que as veste e alimenta. Elas o ouviam atentamente e só levantaram voo depois que ele as abençoou.

Outra conta que ele amansou um lobo selvagem, na cidade de Gúbio, dizendo: “Venha aqui, irmão Lobo, mando-te, da parte de Cristo, que não faças nenhum mal a mim nem a ninguém”. Em outra ocasião, em que rezava no monte, havia um pássaro que o avisava quando chegava o horário da oração. 

A morte de Francisco de Assis

Em 1225, durante o verão, Francisco ficou doente e soube que a Irmã Morte se aproximava. Em meio a grandes sofrimentos, compôs o Cântico do Irmão Sol, no qual canta, na última estrofe: 

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.
Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
Conformes à Tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!

Louvai e bendizei a meu Senhor,
E dai-Lhe graças,
E servi-O com grande humildade.

Pediu para ser levado à Porciúncula, pequena igreja fora de Assis. Morreu, em 03 de outubro de 1226, com menos de 45 anos, após ouvir a leitura da Paixão do Senhor. Francisco queria ser sepultado no cemitério dos criminosos, mas seus irmãos o levaram, em solene procissão, à Igreja de São Jorge, em sua cidade, Assis.

Em 1230, foi trasladado à grande basílica construída pelo irmão Elias. Foi canonizado, somente dois anos, após sua morte, em 1228, pelo Papa Gregório IX. Sua festa é celebrada, em 04 de outubro.

 

Aprenda a Oração, que não foi escrita por São Francisco de Assis, mas que expressa bem como viveu:

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

Onde houver dúvida, que eu leve a fé;

Onde houver erro, que eu leve a verdade;

Onde houver desespero, que eu leve a esperança;

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais

Consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois, é dando que se recebe,

é perdoando que se é perdoado,

e é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém!