24.11.2022

Figuras da Segunda Ordem – Clarissas: Santa Clara

Já falamos sobre como surgiram as ordens franciscanas no mundo, lembra? Agora, chegou o momento de contarmos um pouco sobre as figuras femininas da Segunda Ordem, as Clarissas.

São Francisco de Assis além de criar a 1ª Ordem Franciscana, voltada para os homens, também foi o grande inspirador da 2ª Ordem. Chamada de Ordem de Santa Clara, foi originada na vivência do ideal franciscano para as mulheres. 

Por falar nisso, sabia que o nome da Segunda Ordem é uma homenagem à primeira figura feminina religiosa franciscana? De nome Clara Offreduccio, a jovem pertenceu a uma família nobre e rica. 

Clara sentiu-se atraída pelo Cristo pobre, que inspirou o estilo de vida de São Francisco, sobretudo por sua radicalidade na vivência do Evangelho, simplicidade e amor. 

Início da Segunda Ordem com Santa Clara

Foi a partir dessa admiração e busca por uma vida simples, dedicada a Deus, que Clara saiu de sua própria casa e foi ao encontro de São Francisco de Assis, na Igrejinha de Santa Maria dos Anjos, lugar no qual, ele e os companheiros da 1ª Ordem já a esperavam.

Nessa Igrejinha, Clara recebeu, das mãos de Francisco, o hábito da Ordem depois de ter seus cabelos cortados. Ela, então, despojou-se de tudo e abraçou o Cristo pobre, sua escolha de vida.

Mulheres da família de Clara na Segunda Ordem 

Após a entrada de Santa Clara, outras figuras femininas de sua família passaram a seguir seus passos. Por exemplo, suas irmãs, Inês e Beatriz, além de sua mãe, Ortolana. 

Todas elas foram morar com Clara no convento de São Damião, o primeiro endereço fixo das seguidoras de Santa Clara e São Francisco.

A chegada de demais figuras femininas entre as Clarissas 

Posteriormente, rainhas, princesas e camponesas humildes se interessaram pela Segunda Ordem e optaram por deixar tudo e assumir esse novo estilo de vida Consagrada.

Assim como Santa Clara, viveram nesse ambiente, praticando o Evangelho e seguindo os ensinamentos de Clara e Francisco. Muitas delas, tornaram-se grandes exemplos de santidade para toda a Igreja católica.

A vida das Irmãs Clarissas

As Clarissas seguem um padrão de vida contemplativo e mais reservado. Isso significa que elas não têm atividades públicas e dedicam boa parte do próprio tempo à oração, à meditação e bem como, aos trabalhos internos dos mosteiros.

A morada das Irmãs Clarissas é composta por espaços simples. Constantemente praticam a caridade e dependem da generosidade do povo para viver. Também realizam trabalhos manuais, com os quais garantem parte do seu sustento.

 

A Terceira Ordem de São Francisco

A Terceira Ordem Franciscana é subdividida em dois ramos:

  • Ordem Franciscana Secular – OFS, conhecida como Irmãos da Penitência, que vivem fora de conventos e institutos religiosos
  • Terceira Ordem Regular  – TOR, que vivem em comunidades religiosas e sob votos tradicionais.