12.04.2023

Evangelizar em tempos das Redes Sociais

Redes sociais

As redes sociais se tornaram espaços nos quais as pessoas interagem, compartilham pensamentos, opiniões e experiências. No meio desta realidade digital, surge um novo desafio para a evangelização, que é a ciberteologia.

A ciberteologia, termo esse apresentado pelo Padre Antônio Spadaro (SJ), pode ser definido, o uso das redes sociais como um meio para fins religiosos e espirituais. Oferece uma oportunidade para alcançar um público mais amplo e diversificado, além de permitir uma conexão instantânea com as pessoas em tempo real. No entanto, nesse post, vamos conhecer alguns desafios que os evangelizadores podem enfrentar.

Evangelização e a ciberteologia: desafiando os tempos atuais

Um dos maiores desafios é manter uma presença significativa e relevante em meio a um universo de informações. Com inúmeros conteúdos sendo compartilhados a cada segundo, é preciso capturar a atenção das pessoas e transmitir a mensagem de forma eficaz. Isso requer criatividade e adaptabilidade para se destacar no “feed de notícias” dos seguidores. Adicionalmente, ainda há a necessidade de encontrar um equilíbrio entre o uso das redes sociais e as interações “olho no olho” ou “face a face”.

Embora a ciberteologia ofereça uma maneira conveniente de atingir muitas pessoas, não pode substituir o valor das conexões pessoais. Portanto, é importante lembrar que as redes sociais devem ser um complemento e não uma substituição para o contato humano. A esse propósito, o Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude em Portugal, pediu para que os jovens não se deixem enganar pelos “algoritmos” e “ilusões do virtual” e alerta para que se afastem do mundo virtual que “sabe quem você é, mas não te ama”.

Além disso, a ciberteologia também exige uma abordagem cuidadosa para lidar com as críticas e os conflitos que podem surgir nas redes sociais. As opiniões divergentes podem facilmente se tornar confrontos virtuais, tornando-se um obstáculo para a evangelização. É necessário desenvolver habilidades de comunicação para responder, de maneira respeitosa e construtiva, mantendo sempre o foco na mensagem de amor e paz.

Comunhão e transcendência entre os influenciadores digitais

O prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, Dom José Tolentino, durante a Jornada Mundial da Juventude, em Portugal, sinalizou que a evangelização requer influenciadores digitais que sejam fermento da esperança nestes novos espaços de construção social, que são as redes sociais digitais. E é essa autenticidade cristã que gera uma sensação de comunhão e transcendência entre o influenciador e o seu público. E, dessa maneira, será possível realizar o sonho do Papa Francisco, que fala da necessidade de construir uma “cultura do encontro” chegando a todos.

Por meio da uma comunicação autêntica e conteúdos relevantes, o influenciador convida seus seguidores a transcenderem suas próprias limitações, incentiva a se conhecerem melhor, refletirem sobre suas vidas e a buscarem o crescimento pessoal constante. Essa busca pela transcendência se torna um ponto em comum entre o influenciador e seu público, unindo-os em um propósito maior.

O impacto das redes sociais em nossa própria espiritualidade 

O uso excessivo das redes sociais pode nos distrair de uma conexão mais profunda com Deus e nos tornar dependentes da “validação virtual”. É importante estabelecer limites saudáveis ​​e dedicar tempo para cultivar nossa própria vida pessoal e espiritual. Segundo o cardeal português, Dom José Tolentino, o cristianismo contemporâneo precisa da “credibilidade existencial por parte dos cristãos, mas também precisa de uma credibilidade cultural”. Porque corre-se o perigo de “falarmos a nós mesmos, reduzir a experiência de fé a uma conversa clandestina ou ao círculo dos já convencidos, prendendo-nos em uma linguagem que os homens e as mulheres de hoje não compreendem”. 

A evangelização por meio das redes sociais oferece a oportunidade de alcançar pessoas de todo o mundo com a mensagem do Evangelho, mas também exige comprometimento com a verdade e a autenticidade, pelo Evangelho.

Em resumo, a evangelização por meio das redes sociais – ciberteologia, é uma ferramenta poderosa para alcançar e envolver as pessoas. Com uso inteligente, é possível levar a mensagem do evangelho a um público cada vez maior e diversificado. No entanto, é importante lembrar que a ciberteologia não substitui a importância do contato humano, da vivência familiar e da vida em comunidade. Ela é apenas mais uma forma de se conectar e compartilhar a fé, aproveitando as oportunidades que as redes sociais nos oferecem para evangelizar. Juntos, podemos usar a tecnologia como uma ferramenta para espalhar amor, esperança e fé em um mundo cada vez mais conectado e interligado.