26.04.2023

Evangelização na internet: Uma forma de aproximar as pessoas na palavra de Deus

A evangelização pela internet torna a missão de espalhar a Palavra de Deus mais acessível e sem fronteiras

A internet, desde seu início, tem a finalidade de propagar a comunicação. É utilizada por todas as pessoas que buscam aumentar seus conhecimentos, criar laços de amizade, conhecer novas culturas e expandir suas fronteiras. 

Para a Igreja, a internet se tornou uma porta para a evangelização de comunidades ao redor do mundo, tornando a missão de espalhar a palavra de Deus mais abrangente e acessível.

Esta forma de evangelização, também conhecida como Evangelismo digital, tem como finalidade utilizar todas as ferramentas disponíveis na internet para facilitar o trabalho de missionários e religiosos em levar o trabalho pastoral para inúmeros lares. 

O Papa São João Paulo II, em uma de suas oralidades, compartilhou seus pensamentos a respeito do uso da internet para o trabalho de evangelização da Igreja. 

“O desenvolvimento na internet nos últimos anos oferece uma oportunidade sem precedentes para ampliar as obras missionárias da Igreja, já que se tornou a principal fonte de informação e de comunicação”. 

É possível transformar mídias e tecnologias em poderosos canais de comunicação para trabalhar o evangelho, criando conteúdos em blogs, redes sociais, e-mails e aplicativos que irão facilitar o encontro com os dizeres de Jesus Cristo e de seus discípulos.

 

Evangelização na internet

Atualmente, todo mundo está conectado. Esse boom da comunicação online é resultado do distanciamento social e isolamentos causados pela pandemia de COVID-19. 

A partir desse momento, a evangelização nas comunidades virtuais foram fortalecidas, com diferentes formas de comunicação e desenvolvimento da aproximação de irmãos e irmãs na palavra de Deus. 

Dessa forma, as igrejas franciscanas, assim como outras dioceses e templos religiosos, viram a necessidade de utilizar a internet para promover a evangelização e manter um contato direto com os evangelizados. 

Para isso, foram desenvolvidas inúmeras formas de aproximação de pessoas com o carisma e a espiritualidade franciscana. O trabalho da congregação na evangelização de comunidades através da internet é esclarecer as doutrinas e instigar a reflexão dos usuários, sempre utilizando a linguagem própria para alcançar diferentes públicos. 

O ambiente virtual ajuda os missionários a encontrar pessoas que estão em busca de informações sobre o evangelho e direcioná-las ao caminho do Senhor para descobrirem as respostas de suas necessidades.

Além de tornar o encontro das comunidades com a palavra de Deus mais acessível, as congregações também têm a oportunidade de utilizar a internet para capacitar membros para ajudar os evangelizados. 

A evangelização através da internet nos auxilia a construir pontes para conversas positivas, desenvolvendo uma cultura mais fraterna e disponibilizando um espaço para que todos possam compartilhar suas experiências e histórias com a finalidade de expandir o conhecimento. 

Por isso, entendemos que a internet pode ser considerada um grande portal que promove a abertura de novos caminhos para facilitar a propagação da mensagem de Deus na vida das pessoas ao redor do mundo.

Então, para resultados cada vez mais positivos, é preciso saber como unir os métodos tradicionais de evangelização com as tecnologias criadas na internet e disseminar a mensagem do evangelho em todos os cantos do planeta, melhorando a qualidade do estudo e transformando comunidades. 

 

Desafios da evangelização na internet

Apesar da comunicação digital possuir inúmeros benefícios para a evangelização, não há como negar que junto a ela também temos alguns desafios a serem enfrentados. 

O principal, que podemos citar, é descobrir formas de compartilhar a palavra de Deus e o evangelho com criatividade e entendimento. Afinal, é preciso saber como aproximar as pessoas da evangelização, fazendo com que tenham vontade de aprender cada vez mais sobre a vida e os caminhos de Jesus Cristo em um mundo tão superficial.

Outro desafio é transformar as informações em narrativas. Dessa forma, as pessoas estarão mais interessadas em entender o evangelho e saber histórias através dos testemunhos, do que apenas conhecer as palavras.  

Por fim, o último desafio é em relação a conteúdos criados para expandir o evangelho. Há o entendimento de que “quanto mais informação, melhor”, porém, isso é uma forma equivocada de pensar. 

É necessário ter uma curadoria sobre o que será compartilhado aos evangelizados e, principalmente, a forma como será transmitida a mensagem, afinal, o evangelho precisa tocar a vida das pessoas. 

Mesmo com esses desafios, é importante trabalhar a evangelização através da internet para que, cada vez mais, vidas sejam enriquecidas e para que as pessoas entendam como seguir o caminho de Deus por meio de Suas palavras.