Santo do dia

Transfiguração do Senhor

06 de Agosto de 2024

O evangelista Mateus inicia a narração das transfiguração com as palavras: “Seis dias depois (isto é, após a confissão de Pedro e a primeira predição da paixão), Jesus tomou Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou para um lugar à parte, em um alto monte. E ali foi transfigurado diante deles. O seu rosto resplandeceu como o sol e as suas vestes tornaram-se alvas como a luz”. Existe neste episódio uma clara oposição à agonia do horto de Getsêmani.

É evidente a intenção de Jesus de oferecer aos três apóstolos um antídoto que os fortalecesse na convicção da sua divindade durante o terrível teste da paixão.

Quanto ao alto monte, que o Evangelho não diz qual seja, é quase certo que se trata do Tabor, localizado no coração da Galiléia e que domina a planície circunstante. O próprio tema do colóquio com Moisés e Elias era a confirmação do anúncio da paixão e da morte do Messias. A transfiguração que faz parte do mistério da salvação, é bastante merecedora de uma celebração litúrgica, que a Igreja, tanto do Ocidente como do Oriente, celebrou de vários modos e em diferentes datas, até que o papa Calisto III a elevou ao grau de festa litúrgica, estendendo-a à Igreja universal.