Santo do dia

São Paulo da Cruz

19 de Outubro de 2024

Paulo Francisco Danei, piemontês, nascido em Ovala, em 1694, é fundador da Congregação dos Clérigos Descalços da Santa Cruz e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Um título tão longo foi imediatamente simplificado pelo povo cristão, que resumiu no nome passionista o caráter e a própria essência da nova instituição, cujos membros vivem, meditam e pregam a Paixão do Senhor.

Paulo Francisco, com a idade de dezenovo anos, pensou em executar imediatamente o seu programa, alistando-se como voluntário no exército, que os venezianos estavam montando, para uma expedição contra os turcos.

Mas, a pretensa cruzada tinha em mira só interesses materiais. Aos 26 anos, recebeu do Bispo de Alexandria Gattinara, o hábito preto de penitente com os sinais da Paixão de Cristo: um coração com uma cruz em cima, com três pregos e o monograma de Cristo.

Com o irmão João Batista, vivia uma vida eremítica em duras penitências corporais. Aos domingos, desciam às cidades próximas a pregar a Paixão de Cristo, de forma apaixonada e dramatic; às vezes se flagelavam em público.

O papa Bento XIII concedeu-lhes a licença de erigir a Congregação. À Congregação masculina logo agregou-se a feminina. Paulo morreu a 18 de outubro de 1773, no convento romano anexo à igreja dos Santos João e Paulo, sobre o Monte Célio.

São Paulo da Cruz, rogai por nós!