Santo do dia

São Lucas Evangelista

18 de Outubro de 2024

Um escrito do século II, o Prólogo antimarcionita, diz: “Lucas, um sírio de Antioquia, médico de profissão, discípulo dos apóstolos, mais tarde seguiu Paulo até o martírio. Serviu sem restrições ao Senhor, nunca se casou, nem teve filhos. Morreu com a idade de oitenta e quatro anos em Beócia, repleto do Espírito Santo”. Unido por uma grande amizade a Lucas, escreve São Paulo na epístola aos colossenses: “Saúda-vos Lucas, o médico amado…”

A formação cultural transparece nos seus livros, no Evangelho e nos Atos, escrito num grego correto, cristalino e bonito, rico de vocábulos. Mais ainda: Lucas é o evangelista que pinta a fisionomia humana do Redentor, a sua mansidão, as suas atenções para com os pobres, para com os desprezados, para com as mulheres e com os pecadores arrependidos.

É o biógrafo de Nossa Senhora, da infância de Jesus, do Natal. Revelando-nos os íntimos segredos da Anunciação, da Visitação e da Natividade, faz-nos entender que conheceu pessoalmente Nossa Senhora. Lucas nos adverte que fez pesquisas e tomou informações sobre os fatos referentes à vida de Jesus junto àqueles que conviveram com o Mestre.

Pelos Atos e pelo terceiro Evangelho, conhecemos também o temperamento de São Lucas: homem conciliador, discreto, dono de si mesmo, minimizando ou omitindo expressões que poderiam ferir algum leitor, quando isso não comprometia a fidelidade da história.

São Lucas Evangelista, rogai por nós!