Santo do dia

São Domingos

08 de Agosto de 2024

Estudo e pobreza são os dois pontos principais da Ordem dominicana, o programa de vida dos Frades Mendicantes que vestem o hábito de São Domingos, contemporâneo de outro grande santo fundador, Francisco de Assis. Ambos deixaram no mundo um sinal indelével, embora de breve período da existência terrena: Francisco morreu aos 44 anos e Domingos aos 51.

De família nobre, nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170. Caráter metódico e firmíssimo, deu grande importância aos estudos, como premissa indispensável ao dever apologético dos frades pregadores. Acostumou-se, desde muito jovem, às duras penitências. A sua única riqueza eram os livros, que todavia não hesitou em vendê-los, num ano de carestia, para distribuir comida aos famintos.

Domingos teve a idéia de fundar uma ordem de frades pobres e estudiosos para que pudessem pregar a doutrina Cristã, não somente com palavras, mas com o exemplo de sua vida, sem as suspeitas de interesses materiais. Domingos, por primeiro, deu o exemplo, caminhando a pés descalços, dormindo no chão, jejuando e vivendo de esmola. Não teve a intenção de formar uma elite de intelectuais, mas de arautos do Evangelho, e em suas peregrinações parava de bom grado, também junto aos mais humildes carroceiros, propondo-se a falar de Deus a todos.

São Domingos, rogai por nós!