Santo do dia

São Bartolomeu – Apóstolo

24 de Agosto de 2024

Foi o apóstolo Filipe quem lhe apresentou Cristo: “Encontramos aquele de quem escreveram Moisés, na Lei, e os profetas: Jesus de Nazaré” . “De Nazaré? – replica Natanael – pode vir algo de bom de Nazaré?” O Mestre, porém, dirigiu um elogio nunca ouvido antes ao jovem de Caná: “Eis aí um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento!” E após um breve colóquio, Bartolomeu (Natanael) manifestou sua incondicional adesão a Cristo: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel !”

De suas atividades apostólicas não temos notícias certas. As lições do breviário romano apresentam informações de uma antiga tradição armênia: “O apostolo Bartolomeu, que era da Galiléia, foi para a Índia. Pregou àquele povo a verdade do Senhor Jesus, segundo o evangelho de são Mateus.

Depois que, naquela região converteu muitos a Cristo, sustentando não poucas fadigas e superando muitas dificuldades, passou para a Armênia maior… onde levou à fé cristã o rei Polímio e sua esposa e mais de doze cidades. Essas conversões, no entanto, provocaram uma enorme inveja dos sacerdotes locais que, por meio do irmão do rei Polímio, conseguiram a ordem de tirar a pele de Bartolomeu e depois de decapitá-lo.

São Bartolomeu, rogai por nós!