23.11.2016

Vocação Missionária, um chamado de Deus!

Cosmopolitan child holds the world in his hands

Vem e segue-me!

Escutar o chamado de Jesus de Nazaré e dar um sim autêntico ao seu Evangelho, é aceitar o convite de Jesus para que a Ele nos estreitemos vinculando nossa vida a sua vida.

 Na escola de Jesus, convivendo com Ele, iremos descobrir dois aspectos fundamentais na vida cristã: primeiro, que foi Cristo que nos escolheu. Em segundo lugar, Jesus nos escolheu para que estivéssemos com Ele e para nos enviar a pregar o seu Evangelho a todos os povos, gentes e nações, para que o mundo creia que Ele é o Senhor, Redentor e está no meio de nós, isso podemos ver no evangelho de Marcos capítulo 3,14.
O Concílio Vaticano II, em seu decreto Ad Gentes, sobre a atividade missionária da Igreja, disse que “a Igreja é, por natureza, missionária” (AG 2), ou seja, esta é a sua finalidade, sua essência. Faz parte de sua catolicidade ser missionária. No dia em que a Igreja deixasse de ser missionária deixaria de ser Igreja e se constituiria em uma mera ONG. Portanto, ser missionária é a vocação da Igreja. Ela “existe para evangelizar”.
Dentro disto, Deus chama homens e mulheres do meio do povo para estar à frente do povo para o serviço, para uma consagração autêntica ao anúncio do evangelho. Se quiseres descobrir a vocação, dialoga com Jesus. Só mediante a oração poderás descobrir o que Deus quer de ti. Na oração, o Espírito Santo afinará o teu ouvido para que possas escutar.
Os caminhos para realizar a vocação consagrada são múltiplos. Não basta quereres entregar a vida a Deus e desejar entregar-te ao serviço de teus irmãos. É preciso saber onde é que Deus quer que tu O sirvas.

O caminho é árduo, mas Maria nos acompanha e o Espírito Santo nos dá forças para o podermos percorrer. Além disso, não se trata de carregar hoje a cruz de toda a vida, mas apenas a de hoje, e assim diariamente. Ao dar este passo, poderás dizer como Pedro: “Aqui estamos nós que deixamos tudo e te seguimos” (Mc 10, 28).

Rezemos muito para que Deus escolha membros de nossas comunidades e de nossas famílias para anunciar Cristo àqueles que ainda não O conhecem ou até mesmo os que não O deixam ser conhecido. Rezemos também pela perseverança daqueles que estão em missão e por todos aqueles que se preparam vocacionalmente para assumirem a missão que o Pai lhes confiou.
A vocação Missionária é um chamado a “ser presença providente de Deus em todas os calvários da humanidade”. (Tirado do texto de João Paulo da Rocha Parra)