29.01.2018

Vivências da MFJ 2018

A aspirante Ana Karoline descreveu seu relato sobre as vivências proporcionadas pelas Missões Franciscanas da Juventude 2018. Leia a profunda reflexão desta jovem:

Colocar em palavras o que senti, o que vivi, o que refleti e o que está em meu coração neste momento não é tarefa fácil, afinal, tem coisas na vida que só vivenciando com profundidade conseguimos expressar. Meu maior desafio daqui para a frente é fazer dessa missão um ato concreto na minha vida, até porque as missões franciscanas não são apenas para encontro e diversão, mas também para reflexão e conversão. O tema já me fez refletir muito e é impactante: Senhor, onde está meu irmão?

A resposta dessa pergunta vem a cada instante da minha vida. Está no pobre, está no rico, está no baixo, está no alto, está no campo, está na cidade, está na periferia, está no assentamento, está na minha casa, está no meu trabalho. Está onde eu estou. Está em todo lugar. Está no olhar do oprimido, no sorriso singelo, na carne sofrida, no SER. Nesta MFJ (Missões Franciscanas da Juventude) 2018, tive uma das melhores experiências da minha vida! Tive a oportunidade de conhecer e vivenciar intensamente 48 horas em um assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra). Fui com um estereótipo do que a mídia e o governo havia me passado, uma mídia e governo negligentes que querem golpear sonhos e idealizações de vários brasileiros que lutam simplesmente por seus direitos. As pessoas que moram no assentamento me deram um banho de garra, coragem, fé e certeza do que se almeja e se tem direito! Lutam por seu pedaço de terra, seus direitos e seus benefícios para o plantio e cultivo, para seu VIVER!  Diante de tudo aquilo que ouvi e vivi, venho expressar minha reflexão sobre tal realidade. Sou grata por ter sido escolhida para realizar essa linda e intensa missão, especialmente, no assentamento, pelas pessoas que conheci, convivi e que me acolheram. Manifesto também minha indignação pela desigualdade social que vivemos em nosso país. Chega! Basta! Está na hora de ENXERGAR o irmão! Estamos sendo tão hipócritas quanto os mestres da lei e os fariseus da época de Jesus. Enquanto uns esbanjam bens, grandes contas milionárias e enormes mansões, outros querem apenas um pedacinho de terra para fazer sua humilde casa com chão batido e seu sustento, onde luxo é ter água e energia elétrica. Tenho esperança de um lugar melhor, com pessoas de paz e bem! Sabem por quê? Porque nestes 5 dias de missão, em torno de 650 jovens franciscanos se uniram em nome de atitudes evangélicas. Não saíram de suas casas para passear ou descontrair, mas para se colocarem a disposição e serviço do outro, do irmão. Essa é a nossa esperança! O povo tem voz e tem vez! Não à mídia manipuladora, não à corrupção, não à ganância! Sim à vida digna, sim à fraternidade, sim à democracia, sim à igualdade social! Termino meu testemunho com uma frase que ressoou forte no coração de jovem: “Nossa cabeça pensa à partir de onde nossos pés pisam”. 

 E você, já fez essa pergunta: Senhor, onde está meu irmão?