31.08.2016

Viagem para Assis – Itália

 

                 Após o Capítulo Geral em Ingolstadt, na Alemanha, nós Irmãs: Romana, Angela, Teresa, Inês, Iara, Ana, Bernarda e Glorinha tivemos a grande graça de visitar na Itália os diversos lugares que nos são muito caros por nossa Vocação e Espiritualidade Franciscana.

                  – Quem não sonha conhecer Assis? E lá conhecer a  Basílica de S. Francisco, a de S. Clara, a de S. Damião, a Basílica de N. Sra. dos Anjos onde se encontra a Porciúncula? A  Igreja Nova (Casa paterna de Francisco)?  A Igreja de S. Rufino, onde foram batizados? A Igreja Episcopal, onde Francisco depôs suas vestes diante do Bispo e do pai, para seguir Jesus Cristo?  Mais ainda, o Eremitério do Monte Subásio, onde Francisco e companheiros se refugiavam para seus momentos de oração?  Pois lá estivemos.

                  Dia 31 de julho a 5 de agosto, partimos da Alemanha rumo a Itália. De longe vislumbramos a pequena e encantadora Assis. Nosso coração se emociona e vibra de alegria, ainda mais para quem, pela primeira vez  lá se encontrava. Na chegada, buscamos nos acomodar para aproveitarmos, nos dias seguintes, o quanto pudéssemos.

                 – Na Basílica de S. Francisco, de Santa Clara, S. Damião, na casa onde Francisco e Clara viveram pudemos  apreciar a beleza da  Arte, a grandeza das obras lá existentes, recordar os fatos destes grandes santos …. foi emocionante,  mas, escutar a voz, o murmúrio que sai da multidão de  corações perante  o afeto que desperta pela  mística e pelo encanto por quem viveu a vida, de muita paixão para o Amado Jesus Cristo como S. Francisco e Santa Clara, não há palavras que expressem o que sentem os corações.  Ali nos debruçamos, com tempo para contemplar tudo o que estava à nossa vista e ao nosso coração:  o túmulo de Francisco e de seus companheiros,  as pinturas; o túmulo de Santa Clara, o Crucifixo de S. Damião que falou a Francisco: ”Vai e restaura a minha Igreja” e ele foi;  a  igrejinha de S. Damião, onde  Francisco ouviu Cristo lhe falar e que fez dela a morada de Clara e suas companheiras; a casa paterna de Francisco e Clara,  contemplar a presença de tantos peregrinos que junto com os Frades e Irmãs Clarissas, rezam, imploram, louvam e agradecem, não tem como não se sentir incluído e feliz.

                   Pudemos não só, deslumbrar de longe, mas também visitar, rezar, participar, agradecer na  Basílica de N. Sra. dos Anjos, onde dentro dela se encontra a “querida e preferida capelinha da

Porciúncula”, tão cara a S. Francisco, pela devoção profunda que tinha à Mãe de Jesus. É nela que pediu ao Papa Honório III para que concedesse a Indulgência (o perdão de Assis)  a todos que ali estivessem, pois,  como declarou ao próprio Papa, desejava almas para Deus. Em 2017, celebra-se o 8º Centenário do “Perdão de Assis”.  Não é por nada, que no dia  04/08,  o Papa Francisco,  partiu de Roma para estar lá também.  Foi como  peregrino, convidando-nos a todos para confiar na Misericórdia Infinita deste Pai que está nos céus, mas olha seus filhos com carinho, com ternura e com amor misericordioso.  Entrando na pequena capela, lembramo-nos da graça da Vocação a que fomos chamadas, com o desejo de renovar nossa entrega a Deus. Francisco nos convoca contínuamente : “Irmãos, recomecemos, pois até agora nada fizemos”. Sempre é pouco aquilo damos, diante daquilo que recebemos.

                 Dia 03 de agosto,  fomos até o Monte Alverne. Monte que foi dado a Francisco, de presente pelo Conde Orlando pois, este  percebeu o quanto para Francisco e seus companheiros  lhes era caro estar no silêncio, no recolhimento do coração para contemplar o grande amor de Cristo, que deu sua vida na Cruz por amor a nós. Francisco usufruiu deste clima, desta beleza, deste recolhimento  e, foi aí que recebeu em seu corpo as Chagas do próprio Cristo. Que convite que se tem lá, para que nós, hoje,  tão imbuídas de barulho, de afazeres, de dispersão, voltemos a dar tempo de nossa vida para parar, para contemplar Aquele  que, ele muitas vezes dizia a seus irmãos : “o Amor não é amado”.

                     “Francisco,  que “a paz e o bem” que se capta nestes lugares, semeados por você, penetre e reine em nossos corações, mas também no coração de todos que transitam por lá como também para toda a humanidade que tanto precisa nos dias de hoje. Que tudo o que captamos, rezamos, desejamos, possa nos acompanhar e passar para os que encontrarmos no nosso dia a dia. Francisco, seja você “a paz e o bem”  para  todos.”  Amém.

                      Depois destes dias tão ricos, partimos dia 05/08 para Roma e dia 09/08 para a  Alemanha.

                     “Louvado sejas, Senhor, por tudo que nos foi proporcionado a viver nestes dias tão ricos.”  Gratidão é o que ecoa de nosso coração.

                                                                   Ir. Bernarda Sette.