24.11.2017

Venha a nós o vosso reino

Rome, Italy - March 11, 2016: Rome - The fresco of Christ the Redeemer in Glory with the Heavenly Host by Niccolo Circignani Il Pomarancio (1588) in main apse of church Basilica di Santi Giovanni e Paolo.

No Domingo de Cristo Rei, a Igreja no Brasil também comemora o Dia dos Leigos e Leigas. Todos os batizados são, por graça divina, discípulos-missionários de Jesus Cristo e enviados ao mundo como suas testemunhas. O reino de Deus é dom e graça de Deus. Nós o acolhemos e nos tornamos servidores e testemunhas do reino de Deus no mundo!

O título de Cristo Rei não se refere a alguma pretensão de reinado terreno de Jesus Cristo. Não disputa reinos na terra quem é o Senhor do céu e da terra… Expressa, ao invés disso, a nossa compreensão da soberania de Jesus cristo  sobre todos os tronos e todas as potências. Isso nos dá a compreensão que o Evangelho é a lei maior, que deve inspirar e orientar toda legislação e também todo projeto de governo terreno. Toda a comunidade dos batizados é chamada a testemunhar no mundo o reino de Cristo e de Deus: reino de vida e verdade, reino de justiça, amor e paz. O Brasil tem grande necessidade desse testemunho, através da ação dos leigos e leigas em todos os ambientes, em todas competências e responsabilidades privadas, sociais e públicas.

Os cristãos no Brasil, entre católicos e irmãos de outras Igrejas, são cerca de 90% da população. Isso deve fazer alguma diferença no jeito de ser da sociedade e da cultura de nossa Pátria: que ela seja sempre digna de Deus e da família de Deus! Sejamos bons cristãos e sejamos cidadãos dignos da Pátria terrena, a fim de merecermos participar do Reino eterno de Cristo e de Deus. Este é o bem maior e a pátria final de todos!

Hoje, abre-se o Ano do Laicato em todo o Brasil. Durante este ano, leigos e leigas são convidados a refletir a valorizar sua vocação laical, sua participação na vida e missão na Igreja e sua presença cristã na sociedade. Os leigos são os “apóstolos de Cristo” nas múltuplas realidades deste mundo e têm a missão de levar a todo lugar o fermento, o sal e a luz do Evangelho. É missão grande e desafiadora! Peçamos a Deus, hoje e todos os dias, que o reino da maldade cesse e se estabeleça o seu reino entre nós. E sejamos todos discípulos e discípulas fieis do reino de Deus!

          Cardeal Odilo Pedro Scherer (Arcebispo de São Paulo)