30.07.2021

Vamos nos unir em oração, no dia 02 de agosto

“Porciúncula é o lugar fontal para a nossa mística de fé da reconciliação e da misericórdia de Deus. Santa Maria dos Anjos, lugar de fraternidade, desde os frades que ali vivem como herdeiros primeiros do carisma franciscano, como de tantos irmãos cristãos e não cristãos que acorrem a Assis para beber desta fonte e viver a experiência da misericórdia e do perdão. Um santuário mariano-franciscano, lugar – santo, dos mais frequentados em todo o mundo. É um espaço para rezar, refletir, purificar, encher-se de graça e iniciar novamente o caminho da vida.

Todos os anos, na noite que antecede 02 de Agosto, jovens de toda Itália e alguns países da Europa peregrinam a Assis especialmente para visitar e beber da fonte do perdão e da reconciliação, estes jovens oriundos de realidades dramáticas, muitos são vítimas das drogas e outros tipos de violência humana, se acorrem a Santa Maria dos Anjos para lucrar da indulgência plenária do chamado “Perdão de Assis”. Assim estes jovens se reconciliam consigo mesmos, com Deus e com os irmãos, retornam às suas terras revigorados, transformados pela graça do perdão de Deus, como era o desejo de São Francisco de Assis. São milhares de Jovens em busca de um sentido maior, de respostas que jamais irão encontrar no mundo, recorrem a Santa Maria dos Anjos atendendo o convite e desejo de São Francisco e ali se sentem amados, acolhidos, perdoados e prontos para o recomeço.

Porciúncula é um lugar privilegiado, necessário a toda humana criatura de nosso tempo: um itinerário, uma luz sobre o caminho. Ali emana um único fascínio: a mensagem pulsante do Evangelho. É um lugar sagrado onde a presença de Deus se manifesta. Ali os acontecimentos passados são vivos e presentes; podemos sentir sempre que visitamos: ali viveu Francisco, ali passou Clara, ali morreu o Poverello. Francisco e Clara continuam a ser mais vivos que nunca e a sua escolha de Amor é que marca definitivamente o lugar. Ali a Fraternidade se faz encontro, cresce, contagia e se comunica.

Neste ano, nesse significativo dia, iremos fazer orações e intercessões na intenção de nosso país, para que continuemos a cultura da vida e não deixemos que a cultura de morte nos atinja. Quando estamos sendo ameaçados de uma maneira sutil com a pressão abortista em nosso país, convocamos a todos para nesse dia nos colocarmos em oração e nos posicionarmos pela vida. Às 15 horas desse dia, estaremos no Cristo Redentor para a Oração do Terço da Misericórdia, com transmissão pelos meios de comunicação e os sinos de nossas Igrejas replicarão. Esperamos que chegue o nosso clamor até Brasília onde, no dia seguinte, começarão a ouvir as pessoas nessa discussão que já foi decidida pelo Congresso Nacional e que maldosamente querem fazer entrar por outra porta em nosso país. Nesse dia convidamos também o povo a rezar em suas comunidades e paróquias nessa intenção para que os corações se comovam diante dos gritos de tantos inocentes ameaçados de condenação à morte.”  (Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)