18.07.2016

Uma carta às Fundadoras da Congregação

O Capítulo Geral das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt teve início no dia 18/07/16 com a Celebração Eucarística presidida pelo  Frei Estevão Ottenbreit e Pe. Reinhard Stadler invocando a assistência do Espírito Santo.

Na Sala Capitular houve a abertura dos trabalhos. Irmã Paula Krindges surpreendeu à todos com a leitura do texto que escreveu especialmente para esta ocasião: Uma Carta à Diemuth Thrailacherin e Margareth Von Puch, fundadoras da Congregação: 

“Pode soar-lhes estranho, mas inicio este Capítulo Geral com uma carta dirigida às nossas Fundadoras:

Querida Irmã Diemuth. Querida Irmã Margareth.

Há 740 anos, Deus tocou o coração de vocês e lhes inspirou o desejo de se consagrarem totalmente à Ele e de doar sua vida a serviço dos mais pobres de seu tempo.

Neste exato lugar onde nos encontramos hoje, neste ano de 2016, vocês iniciaram um projeto que, como um rio, embora pequeno, mas vigoroso, forneceu água para saciar a sede de tantas pessoas e foi de grande importância para esta cidade de Ingolstadt durante séculos.

O rio continuou correndo até hoje, apesar da alternância de tempos de mais, ou de menos água.

No livro que registra os nomes das nossas Irmãs, que já estão na casa do Pai, contei 577. A estes nomes podemos somar os que não foram registrados. Estas nossas Irmãs do passado, das quais conhecemos muitas, procuraram levar adiante a inspiração que Deus fez a vocês, lá no início. Quanto bem elas fizeram durante séculos!

O mesmo Espírito que tocou o coração de vocês, queridas Diemuth e Margareth, e as levou a gastarem suas forças servindo aos irmãos, impeliu algumas de nossas Irmãs, mais tarde, a deixarem sua Pátria e a servirem os irmãos em outras partes do mundo.

Assim, o carisma que incentivou vocês chegou ao Brasil e a Angola. Nos últimos dias, destas regiões chegaram Irmãs que vieram se juntar às que vivem na Alemanha, para celebrarem juntas o bem realizado ao longo dos séculos e para elevar a Deus um hino de gratidão pelas maravilhas que Ele operou através delas.

Se vocês olharem bem para os rostos das Irmãs aqui reunidas, poderão perceber as marcas de sua ascendência, onde muitos povos estão representados. Corre sangue europeu nas Irmãs de origem alemã, italiana, polonesa, portuguesa, espanhola… Este sangue uniu-se ao de origem sul-americana, indígena, e ao de origem africana. Esta mistura nos caracteriza e constitui a nossa riqueza.

Assim, queridas irmãs Diemuth e Margareth, também nós aqui presentes queremos ser fiéis ao Espírito que moveu vocês a deixarem a segurança de suas famílias e a se doarem inteiramente aos outros.

De junto de Deus, onde cremos que vocês estão, pedimos que se juntem a nós na ação de graças pelo passado, na celebração do presente e no discernimento quanto aos rumos do futuro.

Saudações de suas Irmãs reunidas em Capítulo Geral no lugar onde começou a “canção das Franciscanas de Ingolstadt” e onde continua a ser entoada…”

Irmã Paula Krindges – Superiora Geral da Congregação.