05.05.2018

“Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec” . (Sl 109)

 

Tendo no coração estas palavras, foi que aconteceu a Missão Vocacional entre os dias 24 a 29 de abril, em Juiz de Fora que é um município brasileiro no interior do Estado de Minas Gerais. Pertencente à mesorregião da Zona da Mata e microrregião de mesmo nome, localiza-se a sudeste da capital do Estado, distando desta, cerca de 283 km. Sua população foi contada, no ano de 2010, em 516 247 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o quarto mais populoso de Minas Gerais e o 36º do Brasil.

O objetivo da missão foi a ordenação do Frei Marcos Vinícius M. Brugger. Durante todos os dias foram realizados visitas e bênçãos nas casas e instituições da cidade; á noite, a celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora das Dores.

A Paróquia já deu à Igreja três Sacerdotes, mas, até então nenhum tinha sido ordenado na própria Paróquia, que já possui 118 anos. O Pároco, Padre Eduardo Antônio, em seus agradecimentos, destacou este momento e a celebração, reflexão e movimento que existiu na cidade com a presença do Freis Franciscanos Menores (OFM) e Irmãs, como se fosse a antecipação do Pentecostes.

Em cada celebração do Tríduo, virtudes franciscanas e sacerdotais foram ressaltadas. No primeiro dia, houve a renovação das promessas do Batismo; no segundo, “Sal da terra e luz do mundo”; no  terceiro, o Serviço do Sacerdote, o Lava –Pés. Foram dias de intensa oração pelo Dom da Vocação do nosso Irmão e Frei Marcos e celebrações riquíssimas em simbologia.

 No grande compromisso de servir a Igreja, o Neo-sacerdote, no dia 29 de abril, ofereceu suas Primícias ao Senhor, celebrando assim sua primeira missa; como é costume na OFM, Frei  Paulo (Definidor) que é de Juiz de Fora,  foi o pregar nesta celebração.

 Agradeço a Deus a possibilidade de participar deste momento tão especial para ele, Frei Marcos, para a Província Imaculada Conceição e para a Igreja.

Paz e bem!