28.03.2018

Tríduo Pascal

Cross At Sunset With Sunlight And Orange Clouds

 

É chegado o momento no qual Jesus se entrega de todo coração, de corpo e alma nas mãos do Pai, oferecendo sua vida por nossa salvação. Como nos posicionamos diante de tão grande doação?

Na quinta feira santa, Ele faz sua última refeição com os discípulos. Antes, para surpresa de todos, pega uma bacia e lava-lhes os pés. O que significa esse gesto para nós, hoje? Lavar os pés, sem olhar de quem são: estar inteiro diante da pessoa com quem nos comunicamos; ela, neste momento, é única: olhar em seus olhos, deixar que sua alma a envolva com amor e respeito. Não importa se for alguém superior ou humilde.

Em seguida, todos colocam-se à mesa, para a refeição pascal. Jesus acalenta cada um com seu olhar profundo e envolvente, querendo proteger seus amigos de todos os perigos e vicissitudes, dando liberade de cada um assumir suas convicções, de decidir, sem interferência, o que realmente deseja fazer. Será que respeitamos as decisões das pessoas, dando-lhes a liberdade de agirem conforme suas convicções? Esta é uma das lições que Jesus nos deixa neste dia solene. Judas o trai. Jesus não o impede, não o condena. Apenas se dirige a ele com amor para que se deixe iluminar pela verdade.

E, como prova de seu grande amor, de sua vontade de permanecer sempre conosco, transforma em seu próprio corpo o pão que abençoa e eu seu precioso sangue, o vinho que está no cálice. Assim temos esse alimento salutar que nos fortalece na caminhada, que sacia a alma , que nos impulsiona ao encontro do Pai,

Acompanhado de seus amigos, os discípulos, Jesus vai para o horto das oliveiras, onde se coloca em oração para suportar o que está por vir. Ali é traído, abandonado, preso, levado, para ser condenado. Sem lamentos nem murmurações, aceita a condenação, confiando nos desígnios do Pai amado. E morre na cruz. Que grande amor! Muito obrigada, Jesus, por tanta e infinita bondade para com a humanidade. Que, a Seu exemplo, deixemos de lado o orgulho, as vaidades, a soberba e demos as mãos uns aos outros, para que sejamos realmente irmãos, deixando que Deus faça de nós instrumentos de seu amor e de sua paz, transformando o vale de lágrimas em vale de Graças. 

Uma fervorosa preparação para a Páscoa, desejo a você, nestes dias de retiro , silêncio, reflexão e contemplação.