01.07.2023

Souzel-PA

Programação em Souzel-PA alusiva aos Jubileus de Presença das Franciscanas na Diocese de Xingu- Altamira.

Ao se depararem com a vila de Souzel, em 1982, pela primeira vez após percorrer o rio Xingu com um barco a motor, algumas Irmãs Franciscanas de Ingolstadt viram, de longe, a velha igrejinha e sua torre, em forma de cebola, elegantes coqueiros e uma linda praia branca.Para elas, Souzel seria terra de missões e não ponto de viagem turística.

A Região de Souzel é antiga terra de Missões dos Jesuítas. Por esse motivo, a igreja matriz é dedicada a São Francisco Xavier.

Souzel ou Senador José Porfírio? Partindo de pressupostos históricos e da dualidade de nomenclatura do município, atualmente leva muitas pessoas pensar que são dois municípios diferentes, no entanto, é apenas um.

Em 10 de março de 1983,iniciou a presença da Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt em Souzel, contando com as Irmãs: Ir. Adelina Faciochi, Ir. Francisca Gonçalves e Ir. Olga Dobrowoski.

As Irmãs acompanhavam o pároco em suas visitas às comunidades, na ausência do mesmo, eram responsáveis pelo culto dominical, nas várias capelas com a equipe de leigos. Uma das Irmãs dava aula de Religião das quintas às oitavas séries, na Escola Estadual de Souzel. Todas trabalhavam na catequese e pastoral da Juventude.

Sendo necessário fazer o redimensionamento da presença das Irmãs em Senador José Porfírio, o Conselho Regional das Franciscanas de Ingolstadt decidiu pelo fechamento provisório da Missão em janeiro de 2001. Em outubro de 2003, o Capítulo Regional se pronunciou a favor do fechamento definitivo.

Transcorridos já 20 anos, após o fechamento da casa em Souzel o povo desta localidade lembra com carinho e gratidão da presença das Irmãs que lá estiveram de 1983 até 2003.

Ao celebrar os 40 anos de presença das Irmãs em Uruará e 50 anos em Altamira; estando Souzel também na Diocese de Xingu Altamira, foi organizada pela comunidade local uma programação especial recebendo as Imagens peregrinas da Congregação e as Irmãs: Ir.Adenilda Pimentel, Ir. Ionice Lopes da Silva e a Aspirante: Raquel Duarte de Souza que lá estiveram de 23 a 25 de junho celebrando.

Gratidão ao povo de Souzel e aos padres: Admilson Sousa de Jesus e José Domingos Alves que não mediram esforços para incluir na programação paroquial a comemoração jubilar das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt em terras de Xingu.

PAZ E BEM!
(Ir.Andréa da Luz)