02.09.2020

Setembro – mês da Bíblia

 No Brasil, este é o mês lembrado como o “Mês da Bíblia”. Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o Mês da Bíblia, porque no dia 30 deste mês celebramos a festa de S. Jerônimo.

São Jerônimo viveu entre os anos de 340 e 420 e foi o secretário do Papa Dâmaso, que o encarregou de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura; essa revisão recebeu o nome de Vulgata, que significa “popular”, em latim. Esse trabalho de S. Jerônimo é referência nas traduções da Bíblia até hoje.

Neste mês, a Igreja nos convida a conhecer mais profundamente a Palavra de Deus, nos pede para amá-la cada vez mais e nos orienta a rezá-la e meditá-la diariamente. 

O contato com a Palavra de Deus é essencial para nos firmarmos solidamente em Cristo e assim testemunhá-Lo neste mundo tão necessitado de Sua presença. “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo  é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).

O centro e o coração da Bíblia é Jesus. Ela contém tudo o que Deus nos quer comunicar em relação à nossa salvação. Todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o povo de Deus se cumprem em Jesus.

Ele é a Palavra viva de Deus. O plano de Deus Pai para a nossa salvação se cumpre plenamente em Jesus, no mistério de Sua Encarnação, Morte  e Ressurreição.

(Ir. Mírian Simon)