06.10.2020

Semana Franciscana 2020

‘’Louvado Sejas, meu Senhor…”

Iniciamos a Semana Franciscana. No decorrer dela, iremos rememorar a Encíclica, documento do Papa Francisco, “Laudato si”, na qual ele ressalta a importância do cuidado com o Planeta, nossa “Casa Comum”.  Faremos esse caminho juntos!


“Louvado Sejas, meu Senhor, pela irmã e mãe terra.”(SF)

 

“Francisco de Assis – Homem da Terra, recordava-nos que nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços.”

(Papa Francisco LS 1)


“Por todas as criaturas, louvado sejas!”

 

“São Francisco, no Cântico das Criaturas, reza: « Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor ». Tudo está interligado. Por isso, exige-se uma preocupação pelo meio ambiente, unida ao amor sincero pelos seres humanos e a um compromisso constante com os problemas da sociedade. (conf. Papa Francisco – LS 91)


“Faze-me Senhor, instrumento de tua Paz!’’ (SF)

 

“Pela reconciliação universal com todas as criaturas, Francisco voltara de alguma forma ao estado de inocência original.” (LS 66)


“E eu Francisco, trabalhava com minhas mãos, e quero trabalhar!”(Test. SF)

 

“A Espiritualidade cristã, a par da admiração contemplativa das criaturas que encontramos em São Francisco de Assis, desenvolveu também uma rica e sadia compreensão do trabalho.” (LS 125)


 “…E o que era amargo se tornou doçura, da alma e do corpo.” (Test. SF)

 

“Convido todos os cristãos a explicitar esta dimensão da sua conversão, permitindo que a força e a luz da graça recebida se estendam também à relação com as outras criaturas e com o mundo que os rodeia, e suscite aquela sublime fraternidade com a criação inteira que viveu, de maneira tão elucidativa, São Francisco de Assis.“ (Papa Francisco LS 221)


“O Senhor me deu Irmãos!” (Test. SF)

“Recordemos o modelo de São Francisco de Assis, para propor uma sã relação com a criação como dimensão da conversão integral da pessoa. Isso exige também reconhecer os próprios erros, pecados, vícios ou negligências, e arrepender-se de coração, mudar a partir de dentro” (Papa Francisco LS218)