29.08.2020

Seguir Jesus

A Liturgia convida os seguidores do Senhor a descobrirem a “loucura da CRUZ” e apresenta dois exemplos: JEREMIAS e PEDRO.

Na 1a Leitura, JEREMIAS descreve sua experiência de Cruz. (Jr 20,7-9) “Seduzido” pelo Senhor, colocou toda a sua vida a serviço de Deus. Nesse caminho conheceu o sofrimento, a solidão, a perseguição. Teve a tentação de largar tudo, mas não desistiu: “Senti dentro de mim um fogo ardente a me penetrar!…”

* O profeta está arrasado por uma profunda crise pessoal, provocada pela ingrata missão que o Senhor lhe confiara. Deverá carregar a cruz da Palavra profética, mas não desanima, movido por uma grande paixão por Deus. É a experiência de todos os que acolhem a Palavra do Senhor e vivem em coerência com os valores de Deus

Na 2ª Leitura, Paulo convida os cristãos a oferecerem a própria vida a Deus. Esse é o verdadeiro culto que agrada a Deus. (Rm 12,1-2)

No Evangelho, Jesus anuncia aos discípulos a sua Paixão e Cruz e avisa que o caminho dos discípulos é semelhante. (Mt 16,21-27) – PEDRO não concorda e começa a “repreendê-lo”. – Jesus rejeita energicamente as insinuações de Pedro e diz: “Afasta-se de mim, Satanás… não pensas as coisas de Deus…” E acrescenta: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua CRUZ e me siga”. 

Condições para seguir Jesus: (Breve Catecismo do Discipulado)

  1. Renunciar a si mesmo:

Significa renunciar ao seu egoísmo e autossuficiência, para fazer da vida um dom a Deus e aos outros. O cristão não pode viver fechado em si próprio, preocupado apenas em concretizar os seus sonhos pessoais, os seus projetos de riqueza, de segurança, de bem-estar, de domínio, de êxito, de triunfo… O cristão deve fazer da sua vida um dom generoso a Deus e aos irmãos. Só assim ele poderá ser discípulo de Jesus e integrar a comunidade do Reino.

  1. Tomar a cruz:

A cruz é a expressão de um amor total, radical, que se dá até à morte. Significa a entrega da própria vida por amor.

– Tomar a sua cruz: Não é apenas suportar com paciência as cruzes da vida: dores, doenças, desgraças. É muito mais… Foi a experiência máxima de amor de Cristo… É dar hoje a nossa vida para os mesmos ideais…

+ No final desta instrução, Jesus acrescenta três razões pelas quais eles devem abraçar a “lógica da cruz”:

  1. Quem doa a vida não a perde, mas a ganha.

Quem é capaz de dar a vida a Deus e aos irmãos não fracassou; mas ganhou a vida eterna, a vida verdadeira que Deus oferece a quem vive de acordo com as suas propostas.

  1. A vida desse mundo é passageira.

Não devem preocupar-se em preservar a vida a qualquer custo: devem procurar encontrar, já nesta terra, essa vida definitiva que passa pelo amor total e pelo dom a Deus e aos outros.

  1. A recompensa final é a única coisa que nos restará…

No encontro final com Deus, receberão a recompensa pelas opções que fizeram.

  * Como olhamos para a Cruz? Como castigo de Deus, ou uma visita de Deus? Estamos conscientes que foi um instrumento de Salvação escolhido pelo próprio Deus para o seu Filho e para todos nós?

Dia do Catequista:

Nesse domingo, a Igreja recorda e louva a vocação de tantos homens e mulheres que se dedicam incansavelmente na construção do Reino de Deus. A eles a nossa gratidão.

Oração vocacional 2020

 Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê Sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.

Senhor, que a Messe não se perca por falta de Operários. Desperta nossas comunidades para a Missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa.

Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e diáconos. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém!

                                 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa – 30.08.2020