26.02.2018

“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.” ( Lc 6,36-38; Dn 9,4-10)

You can see my collection of photos of stunning Norway: mountains and fjords (Oslo, Geiranger, Geiranger Fjord, Alesund, Bergen, a Lot of Fjords, Jotunheimen, Jostedal, Glaciers, Trollstigen, Aurland, sunrises, sunsets, and much others!!) in the following link below:

+ Prepare-se para a oração, seguindo os preâmbulos indicados: posição corporal, silêncio interior, compostura diante do Criador, súplica da graça para esta semana: “o dom de uma especial sensibilidade para captar a voz do Senhor, proferida no nosso eu mais profundo e na realidade que nos envolve”.

+ Como ajuda e motivação para entrar em intimidade com o Senhor, leia calmamente os “pontos” seguintes:

O princípio misericórdia é o núcleo do Evangelho. E a misericórdia é o “amor em excesso”.

Na misericórdia, Deus sempre nos surpreende, sempre excede nossa estreitas expectativas, para abrir caminhos a partir de nossas fragilidades. Só o amor misericordioso de Deus nos reconstrói por dentro, destravando-nos e abrindo-nos em direção a horizontes maiores de coragem, responsabilidade e compromisso.

Em sua misericórdia reconstrutora, Deus libera em nós as melhores possibilidades, riquezas escondidas, capacidades, intuições…nos faz descobrir em nós nossa verdade mais verdadeira de pessoas amadas, únicas, sagradas, responsáveis…É Ele que “cava” em nosso coração o espaço amplo e profundo para nos comunicar sua própria interioridade. A força criativa de sua misericórdia põe em movimento os grandes dinamismos de nossa vida; debaixo do modo paralisado e petrificado de viver, existe uma possibilidade de vida nova nunca ativada.

A misericórdia é não só a mais divina mas também a mais humana das virtudes. É aquela que melhor revela a natureza do Deu Pai e Mãe de infinita bondade; a que revela igualmente o lado mais luminoso da natureza humana. Por isso, é a que mais humaniza as relações entre as pessoas.

A experiência de misericórdia gera em nós uma atitude correspondente de misericórdia. O Deus misericordioso cria em nós um coração novo, feito de acordo dom o Seu, capaz de misericórdia. É exatamente este o maio sinal de sua Misericórdia: ama-nos a ponto de enviar-nos ao mundo como instrumentos de Sua reconciliação pondo em nosso coração um Amor que vai além da justiça.

A misericórdia presente em nós é modelada e alimentada pela Misericórdia divina.

A misericórdia recebida e experimentada é a base da atitude compassiva, não como ato ocasional, mas como estilo de vida evangélica.

A misericórdia é humilde e não humilha, porque é discreta e silenciosa. Ser presença misericordiosa não significa por o outro de joelhos para que reconheça seus erros; ela nasce de um coração educado pela Misericórdia divina e se manifesta externamente com uma atitude mansa e condescendente. Esse Amor  é uma força poderosa, não se rende diante do mal, porque é sempre capaz de redescobrir o bem ou de salvar a intenção do próximo, de abrir-lhe novamente a esperança

“ Devemos ser presença misericordiosa como pecadores, não como justos.”

A misericórdia é fundamentalmente uma mensagem de estima e confiança no irmão, uma crença em sua amabilidade, Por isso, a presença misericordiosa é força que provoca no outro a redescoberta de sua própria identidade ( uma pessoa amada e acolhida pelo Deus misericordioso) e ao mesmo tempo desata nele as ricas possibilidades de vida que estavam latentes. Quem é misericordioso está convencido de que o irmão é melhor do que aquele que aparenta ser.

+ Leia, devagar e com calma, cada palavra que sai da boca de Jesus; palavras de vida, carregadas de inspiração e força.

+ Contemplar o significado de cada Palavra de Jesus, permanecendo na consideração de cada uma delas tanto tempo enquanto nela encontrar significações, comparações, gostos e consolações…

+ Finalizar a oração, dando graças por este tempo de escuta da Palavra de Jesus.