13.06.2022

Santo Antonio

Santo Antonio de Pádua era sacerdote Agostiniano. Em Coimbra conhece os freis franciscanos, entusiasma-se pelo fervor e radicalidade com que estes viviam o Evangelho e, pouco depois, torna-se Frei Antônio, mudando-se para o mosteiro de São Francisco de Assis.

Hoje comemoramos seu dia, e os devotos levam pães para serem abençoados, pedindo para que nunca nos falte o alimento.

A origem desse pão bento, vem desse fato milagroso: S. Antonio tinha tanta compaixão pelos pobres, que uma vez lhes distribuiu todos os pães do convento onde vivia. O frade padeiro ficou aflito, ao ver, na hora da refeição, que os frades não teriam o que comer. Pensando que os pães tivessem sido roubados, foi contar ao santo. S. Antonio lhe disse para verificar melhor no lugar onde os tinha guardado. Qual não foi sua surpresa, ao encontar os cestos tão transbordantes de pães, que deu para alimentar todos os frades e pobres. O pão se consolida na partilha; haverá multiplicação onde houver amor. Cada pedaço de pão traz consigo o sinal do Pão vivo, descido do céu, Jesus Cristo.

Hoje tivemos nossa Missa  na capela do Colégio, às 6:00 horas da manhã, como sempre, celebrada pelo P. Antonio Iraildo. Em seguida, houve a bênção dos pães para serem distribuídos aos alunos, corpo doscente, colaboradores… Tomamos o café juntos, nos alimentando deste pão tão precioso.

Santo Antonio, rogai por nós, intercedei a Deus por nós.

(Ir. Mírian Simon)