07.11.2017

Sabedoria para a vida

17630005_1287123494741884_5172088950275134890_n

A primeira leitura do 32º Domingo Comum começa com uma exortação à busca da sabedoria, “encontrada pelos que a procuram” ( Sab 6,12). Ao longo de sua caminhada histórica o povo de Deus foi percebendo que sábio era quem procurava cumprir integralmente a Lei mosaica. Este adquiria” bom senso” (Sab 6,15), a exemplo do “Rei Salomão”, símbolo da sabedoria.

O Evangelho de hoje traduz a  importância da sabedoria para a vida concreta exemplificando com um fato corriqueiro das comunidades, uma festa de casamento. Naquela  época, o noivo poderia se atrasar para os festejos devido às tratativas com a família da noiva acerca do dote para selar o casamento. Numa cultura que valorizava a relação era difícil prever quanto tempo duraria tal diálogo, assim como o início da festa de bodas. Dentro deste quadro, o evangelista Mateus procura mostrar que a falta de sabedoria torna a pessoa insensata e lhe proporciona grandes problemas na vida. É o que se vê nas companheiras da noiva que não se prepararam para a longa espera, ficaram sem óleo para a luz das lamparinas, e acabaram fora dos festejos. Mas há outro grupo formado por jovens precavidas, cultivadoras da sabedoria, preparadas para as dificuldades, essas blindaram com os nubentes. O ensinamento desta passagem do Evangelho ganha profundidade com as palavras de Paulo que apontam para o núcleo da fé cristã, a morte e ressurreição de Jesus Cristo (Fl 4,14), garantia de que “sempre estaremos com o Senhor” (Fl 4,17). Fundamentado nessa esperança, o cristão vive com a sabedoria de quem tem a vida garantida e não se desespera diante das dificuldades próprias da existência. O Senhor já providenciou o óleo para que a luz não se apague e nem as portas se fechem.

Dom Luiz Carlos Dias (Bispo Auxiliar de São Paulo, Vigário Episcopal para Região Belém)