09.11.2016

Retiro de Espiritualidade Franciscana

Com o tema “Encarnação”, algumas pessoas, admiradoras da espiritualidades franciscana, retiraram-se para encontrarem-se com o Senhor no íntimo do seu Ser. Foi um momento único e muito especial.

retiro_franciscano (9)Iniciando em uma estrebaria desativada, no Centro Comunitário Santa Clara, o desejo era, a partir desta experiência, trazer bem presente a Encarnação e o Nascimento de Jesus, algo que foi tão bem vivido e amado por Francisco de Assis. Francisco amou tanto a encarnação que foi ele que “reinventou a cena” do nascimento de Jesus. Isto aconteceu em Greccio, onde, com alguns personagens (um boi e um burro), encenou o Nascimento de Jesus, algo que ainda hoje está presente na maioria das famílias, que também revivem este momento, quando de uma forma ou de outra, montam o presépio em suas casas.

A dinâmica do retiro partiu deste princípio: cada um dos participantes foi convidado, a partir de um momento de adoração, fazer a experiência de “sentir-se” escolhido por um dos personagens do presépio. Após este momento, cada um pode colorir o seu personagem, do seu jeito, da sua forma, fazendo assim uma releitura sobre o que este personagem tem a ver com a sua vida, sua história. Cada um deu a “sua cor” para um colorido através do sentimento e doar amor que Deus tem por cada um. Foram dias de silêncio e de aprofundamento desta espiritualidade que é tão essencial nos dias de hoje.

Que cada um dos participantes possa ao longo de suas vidas não deixar que o momento seja desfigurado pelo cotidiano e pela correria que vivemos, deixando sempre Jesus ser o Centro da nossa vida, assim, como celebramos na Eucaristia no encerramento do retiro.

Cada participante foi colocando seu personagem e remontamos o Presépio sobre o altar. No centro, colocamos Jesus, pois Ele é o centro de nossas vidas.

Paz e bem e até a próxima.