12.04.2017

Quinta Feira Santa, dia do Amor total e sem limites.

Jesus pouring water from a jug (with copyspace for text)

A última ceia de Jesus revela a essência mais profunda da sua missão: “ser de Deus e para Deus e, por isso mesmo, ser para os homens.” Jesus deixa transbordar os segredos de seu coração: Ele revela o rosto de Deus, que é Amor.

É na Instituição da Eucaristia que Jesus expressa a opção de doar-se até o extremo por amor: “Isto é o meu corpo, entregue por vós”. Antecipando sua oferta na cruz, deixa para nós o memorial perene de seu amor. Sob as espécies de Pão e de Vinho, entrega sua vida para o perdão dos pecados e pela redenção do mundo.

Rememoramos também outro grande gesto de amor de Jesus. Ele levanta-se da mesa, toma uma toalha, amarra-a na cintura e, com uma bacia de água, vai em direção dos apóstolos e começa a lavar-lhes os pés: “Levanta-se da mesa” – “senta-se à mesa”: movimento de partida e de chegada; mesa que se projeta no serviço, mesa que faz memória festiva, mesa do encontro…

O gesto do “lava-pés” é paradigmático para todo seguidor de Jesus Cristo; constitui um dos gestos mais expressivos da missão e da identidade para aqueles que exercem algum serviço em sua comunidade.

A cena do “lava-pés” revela profundidade e delicadeza, mútuo dom e acolhimento, comunhão e cuidado. É um gesto profético, repleto de generosidade e de humildade.

Hoje, nesta Quinta-feira Santa, somos também convidados a refletir sobre quatro pontos básicos: amor, presença, sacrifício e humildade.

Amor: Jesus sabia tudo que aconteceria, ainda assim nos dá o mandamento do amor, o “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” e só sabe amar até o fim.

Presença: Sabendo que seus dias convivendo com a humanidade estavam no fim, Cristo institui dois grandes Sacramentos, sinais de sua presença: a Eucaristia, sua presença física e espiritual constante em nosso meio e o Sacramento da Ordem. Através de nossos Sacerdotes atualiza seu sacrifício redentor toda vez que celebram a Eucaristia. E é por intermédio dos sacerdotes que recebemos o perdão dos pecados para, assim, estarmos sempre próximos a Deus.

Humildade: Jesus, já sendo humilde por ter se humanado, chega ao extremo da humildade ao se colocar a lavar os pés dos Apóstolos, e nos deixar tal atitude como exemplo: devemos servir com humildade e retidão e amar até o fim.

Sacrifício: Jesus se dá em Sacrifício por nós, é preso, passa por um julgamento injusto e sabe que será açoitado, pregado numa cruz, morrerá e terá o lado transpassado. Ainda assim, só sabe amar e se preocupar com a humanidade; pediu ao Pai que perdoasse seus algozes, pois não sabiam o que estavam fazendo.

E nós? Sabemos amar incondicionalmente? Sabemos ser humildes? Sabemos olhar a necessidade dos nossos irmãos? Que tal tentarmos pensar um pouco.

Somos convidados a rezar o Hino das Vésperas da 5ª. Feira Santa, procurando aprofundá-lo e entender as imagens que ele nos traz.

Memória da morte de Cristo Senhor.

Pão vivo, que aos homens dá vida e valor, fazei-me viver de vossa ternura,sentindo nos lábios a vossa doçura.

Fiel pelicano, Jesus, meu Senhor, lavai-me no sangue a mim pecador; pois dele uma gota já salva e redime a todo o Universo dos laços do crime.

Enfim, contemplando na glória dos céus o vosso semblante, sem sombras nem véus, irei bendizer-vos, Jesus, Sumo Bem, ao Pai e ao Espírito nos séculos. Amém.

(Contribuição: Ir. Carmem Polo)