06.12.2021

Preparai os caminhos do Senhor!

“João grita, quer despertar o povo, acender a fé no Deus Salvador: “Preparai os caminhos do Senhor...” Como? Através da busca pessoal. Deus se encontra hoje encoberto por preconceitos, dúvidas, más recordações, experiências religiosas negativas. Precisamos buscar o Deus vivo e verdadeiro que se revela em Jesus Cristo.  Deus que se deixa encontrar por aqueles que o buscam. No nosso semelhante podemos ver sua face, assim como na criação. Em tudo a nossa volta o Senhor se revela, se faz presente. Mas para tal percepção é preciso atenção interior, descer ao fundo do nosso coração onde encontraremos nossos medos, perguntas, desejos escondidos e muitas vezes o vazio. Ele, no entanto, está lá, a nossa espera, e aí em sua companhia podemos descansar. Viver na verdade, reconhecer nossos erros e pedir: Deus, tenha compaixão de mim, com atitude confiante de quem se reconhece amado. O medo nos fecha, muitas vezes temos medo de encontrar Deus, medo de seu juízo, medo da punição que pode nos impingir. Esquecemos ser Ele amor que não julga, acolhe e abraça com sua misericórdia. Ao nos sentirmos amados, acolhidos, em seu encontro, nos sentimos fortes e transformados, reconhecemos nossa fragilidade diante de sua grandeza insondável. Fazer esse percurso é viver a experiência que abre os caminhos da nossa vida. Descobrimos como é bom crer, como é bom servi-Lo, e saímos a anunciar, abrimos nosso coração e rompemos com nossas inseguranças. Preparar os caminhos do Senhor é, a exemplo da comunidade de Filipo (Fl 1,4-6.8-11), viver em comunidade no amor e no discernimento, como testemunha Paulo, com sua alegria: “ e sempre, em todas as minhas súplicas, oro por todos vós com alegria pela vossa participação no evangelho, desde o primeiro dia até agora e tenho plena certeza de que aquele que começou em vós a boa obra, há de levá-la à perfeição, até o dia de Cristo Jesus.”

interioridade nos coloca diante do mistério, caminhamos sempre às escuras. Para Deus se caminha sempre a partir de dentro. Vamos preparar os caminhos do Senhor, no silêncio, na escuta, atentos ao mistério que nos envolve, reconhecendo seu amor, sua misericórdia, na certeza de que está sempre conosco. Termino então com as palavras do salmista (Sl 125): a boca se nos encheu de riso, e a língua de canções…o Senhor fez grandes coisas por nós. Por isso estamos alegres. ( Lucila Cruz Paiva Tisiteóloga leiga)

Paz e Bem!

Ir. Romana Rossetto