19.08.2019

“Pregai sempre o Evangelho e, se necessário, também com palavras.” (S. Francisco)

“Sede testemunhas de um modo distinto de fazer, de atuar, de viver. Sejam valores do Reino, encarnados, homens e mulheres capazes de despertar o mundo e iluminar o futuro. O testemunho carismático deve ser realista e incluir também o fato de apresentar-se como testemunhas pecadoras. Reconhecer nossa debilidade e admitir que somos pecadores nos faz bem a todos”. ( 82 A.G.2013)

“A maneira que Jesus tem de nos salvar, de nos levantar de nossa condição de pecadores, é nos convidar e trabalhar por seu Reino” (Carlos E. Correia, SJ)

Queridas Irmãs: Somos infinitamente gratas a Deus que olhou para nossa condição humana, frágil e pecadora e, mesmo assim, no seu infinito amor, nos convocou para o seguimento de Jesus Cristo. Ele nos consagrou e nos conta conosco para trabalhar por seu Reino.

Sabemos que…

  • Somente Deus pode infundir a fé, mas Ele conta com cada uma de nós oferecer testemunho.
  • Somente Deus pode suscitar esperança, mas Ele conta conosco para despertar a confiança em nossos irmãos.
  • Somente Deus pode amar infinitamente, mas Ele pede nosso amor, para que a fraternidade, a solidariedade salve o mundo.
  • Somente Deus pode dar a paz, mas Ele quer fazer de nós, instrumentos de união.
  • Somente Deus pode dar força, mas Ele nos pede que animemos aqueles que se sentem fracos, vencidos.
  • Somente Deus é o caminho, mas com olhar fixo em Jesus, Ele nos pede para indicá-lo para outros.
  • Somente Deus é a Luz, mas com Ele presente em nosso coração, podemos fazer com que sua Luz brilhe nos olhos de todos.
  • Somente Deus é a vida, mas nós podemos, sendo Ele nossa vida, fazer renascer nos outros o desejo de viver.
  • Somente Deus pode fazer o impossível, mas nós podemos, sempre, fazer o possível.
  • Somente Deus é Poderoso e Onipotente, mas Ele prefere contar conosco na construção do seu Reino de Amor e de Paz.

Ressoam em nossos corações, as fortes convocações quando assumirmos a responsabilidade pela Área Pastoral e Altamira/PA, em 10 de agosto de 2019.

Assim relata a Ir. Terezinha de Brito: “Não estamos no centro, afirma o Papa, estamos, por assim dizer, “deslocadas”, estamos a serviço de Cristo e da Igreja”. (Alegrai-vos. Pg. 23) “Pregai sempre o Evangelho e, se necessário, também com palavras.” (S. Francisco)

“A Área Pastoral São Domingos de Gusmão é consequência da comunidade São Domingos Gusmão que teve seu começo em casa de famílias para atender cristãos católicos que moravam longe das outras comunidades.  Esta é a Área que foi desmembrada da paróquia Nossa Senhora do P. Socorro e entregue as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt. É formada por 4 bairros localizados na periferia da cidade de Altamira, 3 deles com pequenas comunidades.

Bairro Bela Vista- Comunidade São Domingos de Gusmão, com aproximadamente 5.650 habitantes; Loteamento Cidade Nova, composto por 3. 000 lotes, 1.000 famílias, aproximadamente 3.000 habitantes; RUC São Joaquim, 951 casas, média de 2.790 habitantes; RUC Casa Nova, Com. São João Batista, com 428 casas (moradores afirmam que dobrou o número de casas). Por falta de terreno, outras casas foram construídas, tendo em média de 2.140 habitantes. Assim a nova Área Pastoral  atenderá, aproximadamente, 4.260 famílias, com uma média de 13.580 habitantes.

Não há o que temer:  abraçar a Bandeira da Cruz é condição para ser Irmã Franciscana de Ingolstadt neste Chão Sagrado, banhado pelo majestoso Rio Xingu = casa dos Deuses, como discípulas missionárias na Amazônia”.            

 Parabéns, Irmãs, pelo testemunho de Vida Consagrada na Missão específica de cada Comunidade!

(Ir. Romana Rossetto)