31.03.2018

Páscoa! Ressurreição…

Man looking like Jesus Christ comes out of the cave

Com grande júbilo amanhece o Domingo da Ressurreição, da Libertação, da Vitória da Vida sobre a morte…

Jesus ressuscita e é assim que O vemos, que O comungamos, que O levamos por onde quer que vamos, pois Ele venceu a morte e está em nós Ressuscitado, Vivo, Acolhedor, Misericordioso. É assim que Ele se manifesta em nós e através de nós, pela ternura e misericórdia, pelo acolhimento e perdão. Como é bom quando encontramos alguém que nos escuta atentamente, do fundo do coração, sem premeditar as palavras que nos dirá, sem pensar em conselho a nos dar, simplesmente ouve, acolhe, colocando-se em nosso lugar. É assim a Atitude de quem ressuscita com Jesus, como Ele fez com os discípulos de Emaús, ouvindo-os atentamente pelo caminho, deixando-os falar, abrir o coração com suas dúvidas, incertezas, desamparo, achando-se sozinhos após a crucificação de Jesus.

No final Jesus interfere, bondoso, explicando, tirando a angústia e os temores de seus corações. Ficaram tão envolvidos, que, ao chegarem, num grande impulso de gratidão, admiração e reconhecimento, convidaram o Companheiro da viagem: Fica conosco, já é tarde e já declina o dia. (Lc 21, 29).

E ali, diante de seus olhos maravilhados, abençoa o pão que sacia a fome do corpo e da alma e foi na partilha deste pão que O reconheceram: é nos nossos gestos de bondade, de partilha dos bens materiais, do nosso tempo, dos nossos Dons colocados a serviço dos necessitados e de quem precisa, que o amor de Deus se torna presente, iluminando e purificando todas as nossas intenções, para que sejam desprovidas de qualquer interesse pessoal. É isso que nos ressuscita, que torna a pessoa grandiosa e semelhante ao Cristo Ressuscitado.

Feliz Páscoa, e uma profunda transformação do coração…