18.02.2022

Sinodalidade – palestra com Ir. Solange Novaes

 

Hoje tivemos uma palestra com Ir. Solange Novaes, que nos falou sobre a importância da Consagração Religiosa e sinodalidade. O que a Igreja pensa da Vida Consagrada: trabalhar junto aos pobres, abandonados. Dar a conhecer o misericordioso Amor de Deus. Continuar dando respostas aos desafios do nosso tempo. O Papa agradece e reconhece a importância da Vida Religiosa na Igreja, o modo como fazemos, pelo testemunho, como falamos e agimos. Somos convocados a mostrar o rosto Materno de Deus. Nossa resposta a esse chamado é bem grande.

Sínodo é caminho; ajuda o Papa a governar a igreja. Sinodalidade – “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. É uma nova forma de ser Igreja. Todo Sínodo pega um Tema importante para a Igreja refletir. A Igreja é povo de Deus a caminho. Toda a Igreja é convidada a participar. Sinodalidade é uma nova forma de ser Igreja: povo de Deus a caminho. A Igreja não pode ter a forma piramidal, mas o povo caminhando junto pela história, cada um na sua função. A Igreja deve se interrogar sobre esse caminho: a sinodalidade.  Escuta recíproca. Toda Igreja é convidada a fazer esse processo – caminhar juntos é fundamental. Deus caminha com seu povo: uma nova mentalidade que temos que assumir. Somos todos irmãos: o novo jeito da Igreja. Participar na responsabilidade, mudar a mentalidade.

Sou chamada a amar a Igreja que é minha Mãe e dou a vida por ela e por meus irmãos. O Papa convida a todos a viver esse processo de sinodalidade. A Igreja é povo de Deus a caminho. Estamos conscientes da nossa respiração? Não pensamos, apenas respiramos. Assim é a sinodalidade. Caminhamos juntos como povo de Deus, nem pensamos nisso, mas agimos como povo de Deus. Às vezes caminhamos distraidamente; não caminhamos plenamente. Não percebemos as outras pessoas que podem estar em dificuldades. Vemos hoje a indiferença sendo globalizada.  Devemos estar atentas a quem tem mais dificuldades; fazer decisões inclusivas.

Caminhamos como irmãos e irmãs no seguimento do único Mestre Jesus. Que sejamos uma flauta, ressoando o som divino.

Ir. Mírian Simon