24.02.2017

Olhai os lírios dos campos…

olhai-os-lirios-do-campo

Prosseguimos hoje a Leitura do Sermão da Montanha, no qual Jesus proclama as atitudes básicas do discípulo para acolher o Reino de Deus. A Liturgia nos dá a oportunidade de contemplara verdadeira imagem de Deus:

É uma MÃE carinhosa e um PAI providente.

Na 1ª Leitura, o povo de Deus, perseguido e longe de sua terra, sente-se “abandonado” por Deus. Isaías responde a esse “sentimento de abandono”, comparando Deus a uma MÃE CARINHOSA, que não esquece de seu filhinho: “Poderá uma mãe esquecer de seu filhinho, e não amar o fruto do seu ventre? Mesmo se houvesse alguma mulher capaz de esquecê-lo, eu não te esqueceria jamais”. (Is 49, 14-15)                                                                                                       

É a expressão bíblica mais profunda e eloquente da ternura maternal de Deus e de seu amor ao povo eleito e ao homem. A Mãe não ama seu filho porque ele é bom, mas porque é seu filho…

Na 2ª Leitura, Paulo não se preocupa com o que possam dizer ou pensar dele. Ele põe toda a confiança em Deus. “Cada um receberá de Deus o devido louvor”. (1Cor 4,1-5)

No Evangelho, Deus é comparado a um PAI PROVIDENTE que cuida dos filhos, e provê as suas necessidades. Por isso, “não vos preocupeis com o dia de amanhã”. (Mt 6,24-34)

+ Jesus adverte a DOIS PERIGOS:

1) O Apego ao Dinheiro:

O cristão não deve amarrar o seu coração aos bens deste mundo. O Dinheiro não pode se transformar em Senhor de sua vida. Quem adora o dinheiro tem tudo, mas torna-se um escravo. “Ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro”. A preocupação excessiva com os bens materiais se opõe à confiança devida a Deus e reivindica o lugar de Deus

2) As vãs Preocupações:

Não se afirma que não se deve trabalhar, mas não se deixar levar pela angústia. O compromisso para resolver os problemas da vida não deve nos fazer perder a alegria da vida. Dando primazia ao Reino e sua justiça, haverá o suficiente e o necessário para todos.                                                      

Duas belíssimas imagens da natureza ilustram essa ideia: Se os pássaros e os lírios do campo são objeto do cuidado de Deus, que provê gratuitamente sua subsistência espontânea, quanto mais será o homem que vale muito mais que eles. Jesus conclui com um duplo convite:

  1. “Não vos preocupeis com a vida, com o alimento, com as vestes; o Pai do céu já sabe que temos necessidade de tudo isso”.
  2. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado em acréscimo”.                                                                                                                                        

– O Reino é a transparência de Deus em nossa vida;                                                                     

– A sua Justiça é um ordenamento sob seu olhar de tudo o que somos e fazemos.                      

– O Senhor não diz “unicamente”, mas buscai primeiroo Reino de Deus. Jesus não nega a importância do trabalho para a alimentação, a saúde e o vestuário, mas quer ressaltar a atenção que devemos dar àquilo que constrói o Reino de Deus.

  + A Proposta do Mundo leva ao Culto do Dinheiro e ao Consumismo. E as consequências são terríveis:                                                                                                                                                 

  • Degrada a dignidade humana, convertendo as pessoas em puras máquinas de produção e consumo de bens.                                                                                                                                   
  • Bloqueia a solidariedade, a partilha, a fraternidade e favorece o egoísmo e a exploração.         
  • Torna-nos escravo das coisas e dos bens.

+ A Proposta de Jesus: pede confiança e abandono nas mãos de Deus a quem servimos com amor, e por quem nos sentimos amados. Essa confiança em Deus não é alienante, não nos exime de nossa responsabilidade nas tarefas temporais, nem nos permite fugir de nosso compromisso cristão no mundo.

+ A qual deus servimos? Não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Devemos buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e tudo o mais nos será dado em acréscimo. Deixemos de ser servos do dinheiro e escravos de nós mesmos, para servir ao Senhor com alegria e livres da angústia possessiva. Quem se preocupa pela comida? Quem tem pai e mãe, ou quem é órfão? Pois bem, nós não somos órfãos, Deus é para nós Pai e Mãe! …

(Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa – 26.02.2017)