15.06.2018

“O Senhor vai passar” (1Reis 19, 11b)

Silhouette of palm trees on the tropical beach at sunset.

O Profeta Elias estava a caminho; entrou numa gruta onde passou a noite. Enquanto descansava, o Senhor lhe dirigiu a palavra dizendo para sair, permanecer sobre o monte diante do Senhor, pois Ele passaria ali. Antes do Senhor, passou um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava nesse vento. Em seguida, houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Quando o terremoto passou, veio um fogo, mas o Senhor também não estava no fogo. Depois do fogo, ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. Ao ouvir isso, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta.

Esta é uma linda passagem Bíblica que nos ilumina e orienta sobre a presença de Deus. Ele não está nos ruídos desordenados, nos gritos, nas explosões de palavras, na ganância de poder, arrastando tudo a seu redor, no fogo das paixões incontroladas… Mas está na simplicidade, na calma, na paciência que envolve, no murmúrio da natureza que clama por cuidado, no silêncio da oração, da reflexão, no cuidado com o que nos cerca, no auxílio que prestamos, sem alarde… Deus é um Deus de serenidade, dos humildes, dos pequenos, dos simples, dos puros de coração. 

Peçamos ao Senhor que nos acalme, tire de nosso coração tudo o que nos afasta de seu amor, de sua presença, para que possamos ser instrumentos de sua bondade e misericórdia. 

(Ir. Mírian)