13.05.2019

O Bom Pastor

Ligne de crête dans les Alpes de Haute Provence
Jean Paul Villegas – Istock

 

O 4o Domingo de Páscoa é conhecido como o “Domingo do Bom Pastor ” porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10o de João, na qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. PASTOR é aquele que vai à frente do rebanho para indicar o caminho,que conduz às pastagens e às nascentes de água.

No Antigo Testamento essa imagem era muito familiar ao povo judeu. Muitos líderes foram pastores: Jacó, Moisés, Davi… Freqüentemente Israel é comparado a um rebanho, do qual Deus é o Pastor. Ezequiel afirma que o próprio Deus assumirá a condução do seu povo. Ele porá à sua frente um Bom Pastor, que o livrará da escravidão e o conduzirá à vida. Essa promessa se cumpre em Jesus.

A 1ª Leitura narra a 1ª viagem apostólica de Paulo e Barnabé. Diante da recusa dos judeus, abrem o rebanho de Cristo aos gentios. (At 13,14.43-52) Diante da proposta cristã, surgem duas reações bem diversas:

– Os JUDEUS pensam ter o monopólio de Deus e da Verdade: são ovelhas fechadas, que ficam indiferentes às propostas cristãs;

– Os PAGÃOS respondem com alegria e entusiasmo: são ovelhas atentas à voz do Pastor e dispostas a segui-lo.

* Representam os “praticantes” acomodados, que tem medo da novidade de Deus, e os “afastados” na caminhada da fé, mas abertos à novidade de Deus…

Na 2ª Leitura, Cristo, o Cordeiro pascal, vencedor da morte, é o Pastor que conduz o seu povo às fontes de água viva.”  (Ap 7,9.14b-17)

No Evangelho, Cristo se apresenta como o “BOM PASTOR”. (Jo 10,27-30) O texto é uma Catequese sobre a Missão de Jesus: consiste em conduzir os homens às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude.

 Na Parábola, vemos DUAS ATITUDES:

  1. A Atitude do Pastor (Cristo):

    – “Dá a vida pelas ovelhas…”

    – conhece: “Eu conheço as minhas ovelhas…”

    – cuida delas: “Jamais se perderão, ninguém vai arrancá-las de minhas mãos”

* Muitos ficam perturbados diante das falhas de representantes da Igreja… das crises e confusões, que percebem nas comunidades.  A Igreja não está confiada apenas nas mãos de pastores humanos… Estes são apenas instrumentos, necessários e imperfeitos, do único pastor que guia a Igreja e que nos garante: “Eu mesmo dou a vida para elas, e ninguém vai arrancá-las de minhas mãos…”

Quem são os “Verdadeiros Pastores“?

Hoje muitos se apresentam como Pastores, prometendo vida, conforto, felicidade…

– Em quem devemos confiar? Quem são os “verdadeiros Pastores”?

CRISTO: É o único Pastor dos cristãos, da Igreja, na qual os demais pastores são apenas instrumentos.

Pessoas que presidem e animam nossas comunidades cristãs: Bispos, Padres, Ministros… apesar dos seus limites e imperfeições;  mas o único Pastor, que devemos a escutar e a seguir sem condições, é Cristo. 

Pessoas que ensinam a mensagem de Cristo:

   . Os pais, os mestres, os Catequistas…

   . Os companheiros de trabalho que se comportam com honestidade,

   . A mãe, que marcada pela dor, tudo suporta com paciência e com amor,

   . O Pai que educa o filho para o perdão, para a reconciliação, para a partilha…

Características do Bom Pastor:

  O BOM PASTOR… abre caminho… conhece suas ovelhas… é providente… vigia as ovelhas e as cura… deseja salvar todo o rebanho; é missionário… é coração….  O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas…

  1. A Atitude das OVELHAS:

– Elas ESCUTAM: Supõe: – a alegre adesão ao conteúdo do que se escuta,

– a obediência à pessoa que fala,

– a escolha de vida daquele que se dirige a nós…

– Elas CONHECEM: Envolve toda a pessoa humana (mente, coração, vontade, deixando-se transformar pela sua voz no caminho da vida;

– Elas SEGUEM: Cristo torna-se o único guia de sua vida…

Quem são as ovelhas desse Rebanho?

– Só os que foram batizados e estão associados a uma paróquia? Só os que freqüentam regularmente a igreja?

– São todas as pessoas que ESCUTAM A SUA VOZ e O SEGUEM… Pode ser discípulo do bom Pastor também aquele que, embora não conheça Cristo, se sacrifica pelo pobre, pratica a justiça, a fraternidade, a partilha dos bens, a hospitalidade, a fidelidade, a sinceridade, a recusa à violência, o perdão aos inimigos, o compromisso com a paz.

56º DIa Mundial de Oração pelas Vocações:

Com o tema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”, recordando  o Sínodo aos Jovens e a 34ª Jornada Mundial da Juventude no Panamá,  o papa propõe aos jovens ao contemplar o trecho evangélico da vocação  dos primeiros discípulos às margens do Lago da Galileia, dois aspetos:  promessa e risco. Aceitar a sua promessa requer coragem de “arriscar”. “Não sejam surdos à chamada do Senhor!”

(Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa -12.05.2019)