31.10.2021

O amor se aprende

Quando Jesus fala do amor a Deus e ao próximo como a coisa mais importante e decisiva da vida, está pensando em outra coisa. Para Jesus, o amor é a força que move e faz crescer a vida, porque pode nos libertar da solidão e da separação para fazer-nos entrar na comunhão com Deus e com os outros.

Mas, concretamente, esse “amar o próximo como a si mesmo” requer um verdadeiro aprendizado, sempre possível para quem tem Jesus como Mestre. A primeira tarefa é aprender a escutar o outro. Procurar compreender o que ele vive. Sem esta escuta sincera de seus sofrimentos, necessidades e aspirações, não é possível o verdadeiro amor.

A segunda coisa é aprender a dar. Não existe amor onde não existe entrega generosa, doação desinteressada, dádiva. O amor é justamente o contrário de monopolizar, apropriar-se do outro, utilizá-lo, aproveitar-se dele.

Por último, amar exige aprender a perdoar. Aceitar o outro com suas fraquezas e sua mediocridade. Não retirar rapidamente a amizade ou o amor. Oferecer incessantemente a possibilidade do reencontro. Retribuir o mal com o bem. (José Antonio Pagola)

Paz e Bem!

Ir. Romana