12.11.2019

Novinter… E mais um ciclo se fecha para que outros possam ser abertos…

Nos dias 04 a 08 de novembro de 2019, aconteceu o último encontro de Novinter/CRB Curitiba, do ano. Foram dias de muita emoção, descontração e partilha! O encontro, mais uma vez, aconteceu na Casa de Formação das Irmãs do Verbo Encarnado. Fizeram-se presentes: Salesianos, Marianos, Orionitas, Franciscanas da Sagrada Família, Franciscanas de São José, Salvatorianas, Beneditinas da Divina Providência, Filhas da Caridade e nós Franciscanas de Ingolstadt.

Os três primeiros dias foram assessorados pelo Prof. Nei Márcio Oliveira de Sá, provindo de São Paulo-SP, cujo tema foi “Juventudes”.

Ele conduziu cada jovem a refletir sobre nossa realidade juvenil atual com suas belezas e desafios em sua diversidade. Desconstruiu a imagem que temos dos jovens atualmente: deu ênfase na dinamicidade, alegria e vigor que cada um traz muito presente consigo, e que precisam ser bem discernidos e acompanhados para uma caminhada firme e constante dentro da Igreja.

É preciso confiar, se lançar! Ter coragem! Foram abordados e refletidos diversos pontos, principalmente em como a Vida Religiosa Consagrada tem se portado diante de tantas possibilidades, caminhos e novidades deste novo século! Muitas inquietações ficaram em nossos corações, tanto pessoal como em nível de Congregação!

No quarto dia a Monja Beneditina Ir. Elisabete BDP assessorou um dia de retiro muito forte e promissor, onde todos (as) os (as) Noviços (as) puderam adentrar no silêncio de seus corações para ruminar tudo aquilo que foi vivenciado no decorrer do ano e da semana, cujo tema também foi “Juventudes”.

A Monja também deixou várias perguntas para serem refletidas no decorrer da caminhada: Como vou mostrar aos jovens o que é a Igreja? A alegria foi realmente “abolida” da Vida Consagrada? Como reascender o fogo do Espírito Santo na resposta da vocação? Somos sufocados pelo ativismo? Nós vivemos das coisas de Deus ou vivemos de Deus? Espelhamos nosso “Eis-me aqui” em Cristo inteiramente jovem? Superamos nossas caras de amargura e aprendemos a sorrir com os pobres? Como responder estas questões?

É necessário um plano de ação! É preciso ser mais que uma Irmã ou um Padre bonitinho (a) que fala bem. Precisamos de cristãos que testemunhem o Evangelho com a própria vida e que saiam da sua zona de conforto para ir além das periferias existenciais… Não devemos ser cristãos de sexta-feira santa, mas sim da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo!

O último dia foi marcado com uma bela confraternização entre todos! Iniciando com uma profunda Celebração Eucarística, seguida por um saboroso café, momentos de descontração, um animado amigo secreto e um delicioso churrasco. Um dia marcado com muitas brincadeiras, trilhas, piscina… Enfim, um envolvimento e sentimento de gratidão da parte de todos sobre tudo o que foi vivenciado no decorrer do ano! Como é rica a convivência de diversos carismas em busca de um mesmo ideal!

Para a Noviça Ir. Elidia, o Novinter foi uma construção de um caminho onde Deus colocou pessoas especiais que a conduziram até Ele e que a fortaleceram em sua caminhada.

Para a Noviça Ir. Ana Karoline, o Novinter foi além do esperado. Foram momentos formativos memoráveis marcados entre encontros e desencontros que, com toda a certeza, a fizeram uma cristã diferente, mais aberta, mais acolhedora, com um olhar mais total diante da realidade atual da Igreja. É família. É unidade na diversidade. Simplesmente, é.

Finalizo este escrito com um trecho da Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Christus Vivit” sobre o Capítulo VI – Jovens com raízes.

“201. No Sínodo, um dos jovens auditores, proveniente das Ilhas Samoa, disse que a Igreja é uma canoa, na qual os mais velhos ajudam a manter a direção interpretando a posição das estrelas, e os jovens remam com força imaginando o que os espera mais além. Não nos deixemos levar nem pelos jovens que pensam que os adultos são um passado que já não conta, que já caducou, nem pelos adultos que acreditam saber sempre como devem se comportar os jovens. Melhor, subamos todos na mesma canoa e juntos busquemos um mundo melhor, sob o impulso sempre novo do Espírito Santo.”

Enfim! Que ano! Quantas experiências! Gratidão por cada momento celebrado. À Deus. À nossa Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt. À nossa Mestra Ir. Benilde Müller. À nossa fraternidade do Noviciado. Às pessoas que caminharam conosco até aqui e que se unem com e por nós em oração!

E você jovem? Quer fazer a experiência desta entrega total? Também quer entrar neste barco conosco?

Vinde e vede!!!

Paz e bem!