09.12.2021

Noviciado

Quatro jovens Africanas, em Luanda, ingressaram no Noviciado da nossa Congregação, neste dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição de Maria. 

O Noviciado é o importante passo para que as candidatas conheçam melhor a Congregação e se preparem para assumir esse estilo de vida com discernimento, sabendo o que realmente querem, com livre e espontânea vontade.

Antes de ingressarem, lhes é proporcionado uma semana de retiro, na qual elas se preparam espiritualmente para essa importante decisão. A  recepção no Noviciado realiza-se em celebração litúrgica na presença da Comunidade Religiosa. Lavra-se um documento escrito. 

O tempo de Noviciado destina-se à formação religiosa e espiritual. As noviças não podem ocupar-se com estudos ou trabalhos profissionais regulares. A mestra das noviças tem a missão de introduzir sólida e permanentemente as Noviças na vida religiosa, e de propiciar a sua união com Cristo, através da intensa vida de oração. Ela se esforça por fomentar uma sadia ascese e por estimular a disposição  ao serviço na Comunidade das Irmãs.

 O noviciado deve se adequar ao modo de vida e à espiritualidade da nossa Congregação, de uma maneira aberta aos tempos atuais e deve preparar as Noviças para o convívio com as outras Irmãs. Elas devem tomar conhecimento dos diversos setores de trabalho, através de múltiplas atividades, sobretudo pelos serviços domésticos.                                                 

A formação espiritual durante todo o tempo do Noviciado abrange: estudo e meditação da Sagrada Escritura, teoria e prática da vida espiritual, doutrina da fé e Liturgia, e estudo da regra e Constituições. Da mesma maneira a Noviça é introduzida no espírito e na vida de S. Francisco. Esta formação deverá ser continuada após o Noviciado.

Parabéns, queridas Noviças Cristina Armindo Lourenço Quissanga; Ginga Inês João; Isabel Mire Elizandra C. J. Zecai ; Luisa Pedro Lutumba Filipe. Sejam muito bem-vindas á nossa Congregação, que se alegra com a decisão de vocês para servirem a Deus de todo coração. 

Afetuosamente, Ir. Mírian Simon