04.10.2021

Nosso Pai São Francisco!

“Era luz verdadeira a presença de nosso irmão e Pai Francisco, não só para nós que compartilhávamos da mesma profissão de vida, mas também para os que estavam longe. Era, pois, luz, enviada pela luz que iluminava os que estavam nas trevas e na sombra da morte, para dirigir seus passos no caminho da paz. Isto ele fez, como verdadeira luz do meio-dia, que nascendo do alto, iluminava o seu coração e acendia a sua vontade com o fogo de seu amor… Seu nome é celebrado até os confins mais longínquos e todo o universo admira as maravilhas de sua obra”.

Ele é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade. Manifestou uma atenção particular pela Criação de Deus e pelos mais pobres e abandonados. Era um místico e um peregrino que vivia com simplicidade a maravilhosa harmonia com Deus, com os outros, com a natureza e consigo mesmo.

São Francisco se extasia pelos mistérios de Cristo, pelo “Evangelho” que é Cristo. Fica profundamente tocado pela cena do presépio. Parece sentir na carne a pobreza e as carências do Menino das Palhas. Um Deus que se torna misericórdia na Cruz. Chora diante do Crucificado. No final de sua caminhada na terra, tem mas mãos, nos pés e no lado os sinais das chagas do Redentor.

É aquele que se aproxima das coisas insignificantes aos nossos olhos e ali vê nítida imagem do Deus que se tornou pobre e humilde entre nós. Lava as chagas do leproso, acerca-se com o que é do leproso. É instrumento da paz. Promove a paz. Quer que seus irmãos se saúdem com votos e desejos de paz: “O Senhor vos dê a paz”.

Nosso Pai São Francisco de Assis nos convoca a vivermos a mansidão, a humanidade, a nobreza nos gestos e nas palavras, a ternura… Dele aprendemos a unir santidade com poesia, amabilidade com austeridade, Evangelho com humanidade, aqui e agora com o transcendente, mística e ação; caminhar, com audácia e decisão, buscando o Senhor e o seu santo modo de operar…

O Senhor nos conceda a Paz!

Festa de São Francisco – 2021 – Ir. Romana