09.03.2020

Nossas formandas em Luanda

Iniciamos a formação com uma celebração Eucarística presidida por Dom Filomeno Nascimento, arcebispo de Luanda.

Ele, em sua colocação, foi muito claro, exigente e incentivador para os jovens. Disse que a vida consagrada é para os “fortes”, aqueles que deixam tudo pelo Reino,  usou como ilustração o jovem rico, que não teve esse desapego. 

Também motivou que deseja encontrá-los daqui a alguns anos, e que digam: “Sou um daqueles que ouvi suas motivações”.
Depois de uma semana, as  futuras postulantes iniciaram outra etapa com muito empenho e dedicação de todas e todos. Eram mais de vinte Congregações, totalizando  aproximadamente 140 jovens. 

O tema desenvolvido pela acessora foi “Identidade e Cultura”. Ela levou  cada um a colocar-se no questionamento e pensar: como a minha cultura vai encaixar-se neste  carisma, nesta Congregação? Meus costumes, a minha família, as minhas tradições… Como posso me transformar nesta missão? Como tudo isso será transformado no tempo da minha formação? Ou eu somente estou aqui para me formar na Escola, porque minha família quer? Se eu realmente desejar, também posso levar adiante a minha formação na vida religiosa e, subsequente, a formação acadêmica. 

A base dos questionamentos levou os formandos a pensar nos seus passos futuros. Acredito que cada um dos participantes voltou para suas casas com vários questionamentos, que os norteará até o próximo encontro.

Com isso, temos muito o que trabalhar, rezar e compreender.  Agradecemos a Ir. M. Justina Cambazi que nos enriqueceu com suas colocações.

Paz e bem  (Ir. Isabel)