14.10.2020

Nossa Senhora Aparecida

Queridas Irmãs:

Há  82 anos, na Festa de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro de 1938, chegaram nesta Terra de Santa Cruz, no Brasil, nossas queridas e saudosas Irmãs: Fridolina Lautner, Caritas Ficker,  Gabriela Martin,  Teckla Zeller e Concórdia Steger .

A mesma Mãe Aparecida, a Rainha do Brasil  as conduziu,  em 1947 para o  Colégio Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, onde  nunca mais deixou de ser Presença e Proteção, Guia, Esperança e Mãe, em todos os tempos da nossa Congregação no Brasil, da nossa Primeira Obra  Educacional.

Ainda ressoam em nossos ouvidos as vozes das Primeiras Irmãs Franciscanas do Vale das Graças, no Brasil. Ainda visualizamos seus exemplos de vida, sua fé, seu trabalho incansável na missão que no Brasil assumiram, convocando-nos para a essência na Vida Religiosa Consagrada.

Elas viveram e nos ensinaram a viver a cotidianidade do trabalho e do amor. Delas aprendemos que nossa espiritualidade deve ser de busca, de constante discernimento pessoal e comunitário, de escuta da Palavra revelada nos sinais dos tempos; que nossa oração deve ser a dos olhos abertos para a realidade, aprendendo a ler nela o chamado de Deus. Não devemos ter medo de assumir o risco da mudança, a coragem de começar de novo, também o novo, de entrar em caminhos desconhecidos e, se for preciso, atravessar o Oceano.

Com elas aprendemos que nosso olhar precisa ser estratégico de longo alcance, conectado a um coração grande, onde caibam todos, onde haja espaço para uma generosidade sem limite. Um olhar que não pare no pequeno mundo dos nossos medos e necessidades pessoais; nem do nosso entorno, da nossa cultura, do nosso país. Um olhar aberto ao mundo e à Igreja, capaz de sentir como próprias, as angústias e esperanças, especialmente,  das vítimas deste nosso tempo.

Com as Irmãs da primeira hora, assumimos levar  a Bandeira do Crucificado mundo afora, com a Missão de transformar o vale de lágrimas em Vale de Graças.”

Na feste de Nossa Senhora Aparecida, com carinho e reconhecimento, queremos saudar e rezar por nossas Irmãs da Direção do Colégio Nossa Senhora Aparecida: Ir. Priscilla e Ir. Teresa

Peçamos que Nossa Senhora Aparecida continue  abençoando, protegendo, concedendo saúde para conduzir o Colégio com  sabedoria e discernimento, nesse tempo tão desafiador que está sendo o ano 2020.

Acompanhamos todo o empenho, dedicação e atuação  das Irmãs para manter as famílias e os estudantes confiantes no trabalho, agora, muito  mais exigente, mas sempre dedicado, da Direção  e de todo o Corpo docente. Lemos o que escreveu a Ir. Priscilla para as famílias, há poucos dias. “Nesses sete meses de afastamento social seguimos juntos, entrelaçando nossas vidas pelas vias digitais, sustentados pela confiança mútua, zelando pelo crescimento, aprendizagem, superações e bem estar do elo mais precioso que nos une, seu(sua) filho(a), nosso(a) amado(a) estudante!

Nós, Irmãs, todos os dias apresentamos a Jesus e Nossa Senhora cada um dos estudantes, professores, orientadoras, todos os educadores, as famílias, suplicando proteção, bênçãos, saúde, coragem, esperança e êxito em seus empreendimentos.

No dia 12/10, intensificaremos nossas preces e os convidamos para estarmos unidos em oração e súplica por todos nós, o Consa, o Brasil, o mundo inteiro! Que os cientistas sejam iluminados em seus estudos e pesquisas para que, em breve, tenhamos a cura deste mal que tanto nos assombra. Os governantes tenham sabedoria e discernimento em suas decisões, primando pelo bem do povo, especialmente os mais vulneráveis.

A Paróquia de Moema, Santuário de Nossa Senhora Aparecida na Cidade de São Paulo, estará com uma programação especial de Missas Solenes na Igreja: 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h que culminará com uma emocionante Carreata, cujo percurso seguirá pelas ruas do bairro.

“Nossa Senhora Aparecida, guardai-nos, defendei-nos, mostrai que esta casa e nós vos pertencemos e que sois nossa Mãe, Amém!”

Paz e Bênçãos!

Continuemos ouvindo e atendendo Nossa Mãe, Maria, nos dizendo: “Fazei o que Ele vos disser!

Ir. Romana