23.04.2019

“No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao sepulcro, levando os perfumes que tinham preparado.” Lc 24, 1-12)

Shot of Jesus standing outside surrounded by light
Istock

 

Queridas Irmãs:

 Como as mulheres portadoras de perfumes que foram ao sepulcro ungir o corpo do Senhor, revelemos a presença do Ressuscitado em nossas vidas seguindo e servindo a Jesus com tudo o que temos e somos permanecendo fiéis até o fim, até a Cruz.

Em todos os campos da nossa Missão, Franciscanas de Ingolstadt:  Na Casa – Mãe e na Sede Geral, em todas as partes do nosso Brasil: nos Colégios, nas paróquias, nas missões, junto aos pequenos e aos idosos, em nossas fraternidades com as Irmãs em formação, com as vocacionadas; com as Irmãs necessitadas de ajuda, de amparo, de cuidado,  de acolhida e de tratamento e   na sofrida Missão da África, em Luanda,  sejamos testemunhas de fidelidade nas situações limite, afastando pedras e abrindo ‘sepulcros’, dando à luz o novo.

Como as mulheres que foram ao sepulcro na manhã de Páscoa levando perfumes, sejamos capazes de aprender a enfrentar os desafios com sabedoria e audácia, fazendo memória d’Aquele que abriu para nós um horizonte de sentido.  A luz da Ressurreição nos envolve em seu resplendor, porque mergulhamos no mistério que Deus realizou  em Seu Filho Jesus, nosso Salvador!

Com as mulheres da manhã da Ressurreição, aprendemos que é inútil buscar Jesus no lugar da morte. A busca deverá ser feita no espaço onde se desenvolve a vida.

Sejamos as mensageiras da boa notícia da Ressurreição reassumindo o protagonismo do projeto do Reino começando pela “Galileia”. “Ele irá à Vossa frente, na Galileia; lá o vereis como Ele mesmo tinha dito”.

“ Voltar à Galileia é retornar e prolongar a mensagem e a proposta do Reino de Jesus. Foi ali na Galileia que Jesus começou sua vida pública e atuou como aquele que veio aliviar o sofrimento humano, com a certeza de que o Reino tinha chegado e que Deus faria mudar a forma de vida dos homens, partindo precisamente dos mais pobres e excluídos. Dessa forma, inicia-se um grande movimento humanizador, a começar dos excluídos e pobres, anunciando e preparando a chegada do Reino na Galileia”

Tendo presente cada Irmã das nossas fraternidades, peçamos a graça de sermos mulheres consagradas que perfumam os ambientes, de rigidez, de indiferença, de medo e os transformem em espaços de vida, de liberdade, de ternura e acolhida:  

  • Testemunhas de fidelidade ao Senhor, mesmo situações limite, abrindo caminhos para a luz e enfrentando os acontecimentos com sabedoria e audácia.
  • Memória d’Aquele que abriu para todos um horizonte de sentido.
  • Presença de Cristo na vivência do serviço evangélico vestindo o coração com o avental da simplicidade, da ternura acolhedora, da escuta comprometida, da presença atenciosa;
  • Mulheres marcadas pela experiência da Ressurreição, capazes de ver a presença do Ressuscitado no meio das realidades simples e cotidianas.   (Ir. Romana)