01.02.2017

Missões Franciscanas da Juventude

“Jovens, nós somos jovens. Missionários da reconciliação, construindo pontes para o paraíso vamos conosco nesta grande missão”

Este foi o refrão que embalou praticamente 500 jovens missionários no mês de Janeiro de 2017 na capital do Paraná, Curitiba. Com o tema “Jovens missionários da reconciliação construindo pontes para o Paraíso”, jovens de vários Estados, e inclusive de fora do país, deram um “colorido” Franciscano para Curitiba durante um final de semana.

Vale ressaltar que dentre estes jovens muitos eram cristãos não-católicos. Em quatro dias as possibilidades de experiência e formação foram imensas e com certeza marcaram as vidas de cada um dos participantes.

Iniciamos a tarde do primeiro dia com formação de Irmã Anete Giordani, da Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Ela posicionou a respeito de uma trabalho social que a Congregação desenvolve há cerca de 25 anos, no Bairro de Sabará em Curitiba, acolhendo jovem e crianças em período de contra turno escolar com foco também em esportes.

Testemunho de Reconciliação com Deus a partir da Pastoral da Acolhida e da Diversidade de Maísa, o que impressionou sua abertura e experiência do amor de Deus. A noite do primeiro dia foi um extraordinário momento de oração onde cada jovem pode sentir o AMOR que Deus tem por cada um. Uma experiência marcante de Adoração ao Santíssimo e lava-pés.

No dia seguinte a celebração da missa do envio, caminhada pelo Centro Histórico de Curitiba com encenação da música “O Amor não é Amado” e flashmob da música tema da Missão: “Jovens missionários da reconciliação”, na Rua das Flores. Com certeza chamamos a atenção de turistas e pessoas que passavam e nos olhavam com espanto e admiração. A maioria vestia coletes amarelos, o que dá uma vista linda. Este momento foi um espetáculo!

Depois de tudo ainda tivemos a possibilidade de assistir uma belíssima peça de teatro preparada pela Pastoral Universitária do Bom Jesus chamada “A Encruzilhada”. A peça apresentada arrancou risos e aplausos de todos, pois, trazia um contexto histórico e atual da história do Blues. Em resumo, a peça nos levou a perceber que todos têm desafios e que de uma ou outra maneira vamos superando, mas Deus esta sempre conosco e se apresenta de várias formas.  Em seguida, cada Grupo, já previamente dividido, partiu para suas comunidades para as atividades que seriam realizadas no sábado durante o dia, as quais eram: bênçãos nas casas, visitas a asilos, hospitais, penitenciária, casa de prostituição, parques, casa de recuperação de dependentes químicos, pessoas em situação de rua, escolas, etc. Estes foram momentos fortes de experiência de Deus com o outro em suas várias formas de vida e situação: criança, jovem e idoso, livres ou presos, com saúde ou doentes….

Esta foi parte das Missões Franciscanas da Juventude, mas, a MELHOR parte com certeza está marcada no coração de cada jovem, de cada pessoa que participou e fez história nesta 4ª edição da missão.

As Irmãs Franciscanas de Ingolstadt se fizeram presentes e representadas por cinco Irmãs: Bruna, Claudete, Jéssica e Márcia e Isabel, além das Aspirantes: Ana Karoline, Elidia, Luciana e Maria Ruderléia.

Leia a notícia com os relatos das experiências vividas pela Aspirante Elidia, Ir. Bruna, Ir. Claudete e Ir. Marcia.

À todos e a cada um deixamos nosso agradecimento pela possibilidade de crescimento e amadurecimento na fé.

Paz e bem!