08.08.2022

MISSÃO JOVEM NA AMAZÔNIA!

“ IDE SEM MEDO DE EVANGELIZAR”

Tive a alegria e a graça de participar da Missão Jovem na Amazônia 2022,  6ª edição.  Este ano a missão aconteceu na Prelazia do Alto Xingu Tucumã, Regional norte 2 – Pará,  de 15 a 25 de julho. A missão Jovem é um projeto da Comissão Episcopal para Juventude, que organiza nas dioceses da Igreja da Amazônia legal, uma semana missionária, com jovens vindos das demais dioceses do Brasil, com o objetivo de despertar o jovem para a vivência da vocação missionária, para que possa conviver, conhecer, aprender e trocar experiências na realidade da Amazônia. Participaram cerca de 50 jovens das várias dioceses do Brasil e, aproximadamente, 80 jovens da Prelazia. Juntos vivenciaram experiências  missionárias nas várias comunidades que compõem as paroquias da Prelazia.

Da Diocese de Xingu-Altamira foram enviados cinco missionários:

  • José Domingos Alves (assessor diocesano do Setor Juventude)
  • Ir. Ionice Lopes da Silva (assessora diocesana do Setor Juventude)
  • Niandro (assessor paroquial da PJ, na paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos – Vitória do Xingu)
  • Niandra (coordenadora paroquial da PJ – Paróquia São Braz Porto de Moz)
  • Jalile (participante da coordenação da PJ – Paróquia São Braz Porto de Moz)

Foi uma experiência maravilhosa! Incrível cada momento vivenciado. Confesso que fiquei bastante apreensiva, cada missão é uma grande surpresa. A experiência da missão supera os obstáculos e inseguranças, transformando-os em alegria, gratidão, amizade e muito aprendizado. Gratidão a Deus pela oportunidade de conhecer lugares e pessoas maravilhosas.
Ao chegar em Tucumã, fomos acolhidos pelos missionários que lá nos aguardavam. Encontrei com o querido Padre Gilmar Dalcanale, que trabalhou aqui na Diocese de Xingu Altamira, 22 anos e há 2 anos atrás foi fazer parte do Clero da Prelazia do Alto Xingu.  Para minha grande surpresa e alegria, fui enviada com mais 2 jovens missionários: o Wender (Poços de Caldas MG)  e Danley (Ourilândia do Norte) para a cidade de Cumuru do Norte, Pró Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde o padre Gilmar é pároco.

No dia 17 viajamos mais 5 horas com o Padre Gilmar e a Mayane, que são de Cumaru, e na segunda feira, dia 18, fui para a comunidade Nossa Senhora Aparecida – Vila Serra Azul, a 100 km da cidade de Cumuru. Lá permaneci até o dia 21. No dia 22 fui para Redenção, onde me hospedei na casa das Irmãs Pastorinhas, que muito bem me acolheram. No sábado retornei, com os missionários e o padre Gilmar, para Tucumã.

Na Vila Serra  Azul, juntamente com a senhora Cleide, realizamos vários momentos de oração e convivência com crianças, adolescentes e jovens. Foi muito agradável e gratificante permanecer com eles naqueles dias. Também visitamos algumas famílias e fizemos oração e bênção nas casas.

A missão é algo que me encanta, cada experiência é única e renovadora. Guardo boas recordações e muitas experiências gratificantes da missão Jovem 2022 para minha vida. Sou imensamente grata a Deus, à Congregação e às Irmãs Teresinha, Telma e Andréa, que contribuíram para que eu participasse deste momento incrível. É muito bom conviver e conhecer pessoas que tem o  mesmo ideal, que é testemunhar e anunciar a Boa Nova a todas as criaturas!

Ir. Ionice Lopes da Silva