04.02.2020

Missão Franciscana em Xaxim

Tivemos uma experiência incrível nesta última semana de janeiro e início de fevereiro. Mais de 800 jovens embarcaram no dia 28 de janeiro, rumo a Xaxim (SC), que fica no sudoeste do Estado de Santa Catarina. A população conserva todas as tradições gaúchas e a Missa de Acolhimento e envio, seguiu toda a Liturgia da Missa Crioula. Algo arrebatador. 

A chegada dos jovens Missionários trouxe a tão esperada chuva à região, onde a estiagem queimava a plantação e desidratava os animais. Foi uma grande bênção a vinda de tantos jovens com a chuva benfazeja!

Apesar da viagem durante toda a noite, tivemos um dia intenso de atividades, oração, alegria, conhecimento…. Uma grande procissão luminosa havia sido preparada para o final do dia, mas a chuva era tão intensa, que foi efetuada ali mesmo, no grande ginásio. O tema e representação foi sobre Brumadinho e Mariana. Foi muito comovente ver os 3 jovens, dentro de uma piscina montada ali, cheia de lama. Sentimos na pele e no coração os trágicos acontecimentos de Mariana e Brumadinho. Muito emocionante! Em seguida, uma solene e envolvente adoração diante do Santíssimo Sacramento. Após um lanche, todos dormiram em colchões no chão, em salões, uma experiência inédita para a maioria. 

No dia seguinte, todos se dividiram entre as oficinass escolhidas no ato da  inscrição. Quanta organização e empenho do querido povo de Xaxim e bairros, que nos acolheram! Assim seguiram as atividades com palestras, intervalos de cantos e danças.

À noite tivemos um belíssimo teatro sobre a vida São Francisco de Assis. Que espetáculo!!! à seguir, um lanche e cada grupo se dirigiu, de ônibus, para seu local de Missão, nas comunidades, que eram muitas, no interior. Uma experiência inesquecível! Quanto carinho e dedicação das famílias acolhedoras. Foram dois  dias de intensas atividades, mas o amor das pessoas que nos acolhiam, superava todo cansaço! Mesmo voltando tarde às famílias, ainda ficávamos juntos conversando, cantando, nos enriquecendo com sua cultura, simplicidade e afeto.

Dia 2, Domingo, os missionários se despediram das famílias, pesarosamente, retornando ao centro de Xaxim, onde aconteceu a Missa de encerramento. Foi um momento único de muita emoção e o testemunho que algumas pessoas deram da vivência nas comunidades, emocionou a todos. Houve, no final, o sorteio da nova cidade onde será o próximo evento: Lages. Vale a pena participar!!

Para finalizar, todos nos reunimos no ginásio, onde vimos um vídeo sobre os acontecimentos da Missão. Parabéns, Frei Diego e todos os organizadores. Simplesmente lindo! 

Com o almoço, abraçamos e nos despedimos dos novos amigos que adicionamos no whatsapp e das familias que estavam presentes.  Esperamos podermos nos reencontrar na próxima Missão.

Deus seja louvado por essa oportunidade ímpar e agradeço à Congregação por nos conceder essa graça. Os frutos virão, com certeza! 

Com profunda gratidão, o abraço carihoso da Ir. Mírian, pelas Irmãs participantes.

Paz e Bem!