23.04.2019

Missão Franciscana em Cocal/BA 

“Cristo, quero ser instrumento de tua Paz”. –  Políticas públicas, gerando vida e dignidade.

Entre os dias 12 a 21 de abril em plena Semana Santa; um grupo de missionários leigos e religiosos de vários estados deixaram suas casas e paróquias de origem para unirem-se na missão no sertão da Bahia. Fomos acolhidos pelo Pároco Frei Moisés (OFM).

Os missionários foram em grupos para as capelas da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Cocal/ Diocese de Barra, cujo bispo é o Franciscano Dom Frei Luiz Cappio, OFM.  Durante a semana missionária, celebramos com as comunidades, os grandes mistérios da Semana Santa (Domingo de Ramos, Lava-pés, Via Sacra, Fogo Novo/Sábado Santo e a Ressurreição). A cada celebração, nossos olhos enchiam-se de alegria e confiança com a participação do povo, demonstrando grande fé e esperança no Deus da vida.

As comunidades ficam distantes da Paróquia, e, pela falta de sacerdotes em algumas comunidades, não eram feitas as celebrações desta semana em especial; geralmente o povo celebrava sozinho com seus ministros, os que tinham possibilidade, participavam na Matriz, já os outros ficavam sem estes ritos tão importantes para nós, cristãos.

O responsável pela paróquia, Frei Moisés, nos recebeu com uma alegria contagiante e com extrema confiança nos encaminhou junto com os seus paroquianos, para levarmos a Palavra de Deus ao povo confiado a ele. Os missionários realizaram as atividades como: bênçãos nas casas, celebrações da Palavra e encontro com jovens e famílias; enfim, em cada um destes momentos tudo foi muito proveitoso e especial.

Esta experiência deixou em nossos corações o desejo de cada vez mais estarmos próximos deste povo que tem marcas de um “sol escaldante”, mas cuja fé transparece a certeza que Deus tem a “Água Viva”, que sacia a todas as “sedes”.

Agradeço à Congregação da qual faço parte, por ter me possibilitado vivenciar mais esta maravilhosa experiência de Deus com este povo que, depois que conheci, amo cada dia mais.  Grata, pela possibilidade, Paz e bem!