18.07.2017

Missão Franciscana em Cocal – Bahia

“Os que semeiam entre lágrimas, ceifarão com alegria” (Sl 126).

A frase do salmo acima, não significa lágrimas de tristeza, mas sim, lágrimas de saudades, de alegria fraterna, e também de indignação e do profético desejo de que a situação desta e de tantas outras comunidades e regiões do nosso Brasil sejam transformadas pela ação do poder público do nosso país que esqueceu de uma região. Nos referimos a parte do nordeste brasileiro, a região da Bahia.

A introdução contextualiza a Missão realizada na Bahia, Diocese de Barra, cujo bispo é o Franciscano Dom Frei Luiz Cappio, OFM.

Entre os dias 10 a 16 de julho, as missionárias da Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt junto de um grupo de jovens missionários e religiosos dos Estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, estiveram no sertão da Bahia para a Semana Missionária, onde tiveram a possibilidade de vivenciar várias situações, entre elas o descaso público, pobreza extrema ou de situação econômica precária, mas, tudo isso,  associada a uma fé inigualável,  e uma esperança que é encantadora aos nossos olhos. Um povo que há décadas padece pela falta de chuva e, consequentemente, a  falta de água na região, ficando assim a dificuldade no plantio e no próprio sustento da família e dependentes.

missão_cocal_bahia (4)As missões compreendiam o território de uma “quase-paróquia” Nossa Senhora da Piedade, no distrito de Cocal, município de Brotas de Macaúbas /BA, que compreende mais de trinta comunidades, na qual parte delas recebeu a visita dos missionários.

As experiências foram marcadas por celebrações ricas em simbologias, dinâmicas e encenações realizadas pelos jovens, os quais estiveram presentes em escolas e casas dos moradores das comunidades.

Assim, ficou o desejo de cada vez mais estar em contato com um povo que tem marcas de um sol escaldante e pouca chuva, mas que é regado pela fé em um Deus que nunca abandona os seus.

Paz e Bem.